TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Análise do discurso na perspetiva didática tratada em manuais de Nilson Lage

Por:   •  29/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 9

O Texto noticioso no ensino em Jornalismo:

Uma análise do discurso na perspectiva didática tratada em manuais de Nilson Lage.

INTRODUÇÃO:

“Quanto ao texto jornalístico, na realidade eu trato quase sempre do texto noticioso

sobre fato singular, que é o gênero mais simples e básico na formação técnica do jornalista.”

(Nilson Lage)

Para ser um bom jornalista é preciso saber escrever bem. Este é um dos princípios, senão a base, do que é ensinado nos curso de graduação em jornalismo. O corpo docente de qualquer faculdade de comunicação social visa levar ao seus alunos os principais conceitos teóricos e técnicos da construção do texto noticioso, se baseando em manuais didáticos, entre outros livros, de diversos autores, mestres e doutores da área.

Assim, o presente projeto de pesquisa tem como principal interesse fazer uma análise do discurso sobre a perspetiva didática de manuais didáticos, livros e textos de um dos maiores especialistas na linguagem jornalística do país, o Dr. Nilson Lage. A intenção deste projeto é através de uma pesquisa sobre os trabalhos didáticos do autor, compreender e constatar como é ensinado ao aluno o processo de construção de um texto noticioso, observando como é abordado a forma de construção do texto na linguística aplicada; como Lage trata as questões teóricas de linguagem, do gênero, as técnicas de estilo, normas entre outros conceitos fundamentais para a formação do jornalista?

Ao ler uma notícia em um jornal, nos deparamos com o  texto noticioso, que é visto como o principal fenômeno jornalístico e formulado por enunciados que são produzidos por jornalistas credenciados. E para criar tal texto, o profissional antes de se formar, é aluno do curso de Comunicação Social, e aprende os principais conceitos e regras a partir “apostilas” retirados  de manuais teóricos passadas em sala de aula pelo seu professor. O manual (ou livro) didático é um dos principais instrumentos pedagógicos utilizados no processo de ensino. Pode-se deduzir, assim, que as funções e objetivos dos manuais estão em, além de transcrever as teorias sobre o assunto, compilar e transmitir conceitos, normas e padrões do estilo, para orientar o comportamento e as atitudes do aluno no processo de aprendizagem.

No discurso jornalístico, pelo menos em sua formação canônica (a notícia e a reportagem), é ensinado que sua forma de abordagem está entre os formatos de discurso direto e indireto. É fato que a ato de analisar um discurso está fundada na observação das diferentes formas discursivas presentes num meio social, afinal o discurso per si é o lugar onde está a encenação e a significação de um enunciado. Bakhtin (2003) diz que o que determina um texto como enunciado é seu projeto discursivo ou intenção e a realização deste processo. O autor ainda enfatiza que o discurso do gênero notícia,

  • está intimamente determinado pelas condições sociais da situação de interação (relação entre autoria e leitor previsto), pelo objeto de discurso (relevância temática) e pela esfera social e suas relações dialógicas com outras esferas(...). Cada esfera de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciado, sendo isso que denominamos gêneros de discurso (BAKHTIN, 2003. p.290-313).

 Pode-se dizer que as atividades linguageiras estão ligadas à articulação entre as práticas sociais e a configuração textual, e a situação em que o enunciado ocorre traz restrições discursivas na utilização da linguagem.

É na tentativa de compreender essas e outras questões de significado e construção da linguagem jornalística que será feito neste projeto toda uma análise da abordagem sobre o texto noticioso tratado pelo Professor Nilson Lage. Um dos maiores nomes relacionados ao ensino da linguagem do Brasil, Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ele, que em seus tempos de jornalista trabalhou em veículos pioneiras o jornalismo brasileiro, há exemplo do Diário Carioca e o Jornal o Brasil. E é com a intenção de conhecer melhor sua perspectiva ao abordar a linguagem da informação que pesquisaremos como é tratada as questões linguísticas e gramaticais, os planejamentos gráficos, aspectos analógicos e linguísticos que compõem o sistema simbólico da notícia. A intenção aqui é investigar como ele os trata fatores como as definições de linguagem, o registro, os processo de comunicação, compromissos ideológicos, os fait divers (assuntos diversos), antíteses e retóricas entre outras concepções importantes para a escrita de um bom texto jornalístico. Veremos ainda como ele aborda as normas de redação em diferentes mídias de difusão da informação como o jornal impresso, o rádio, a televisão, a internet, para compreender os critérios léxicos e gramaticais com base na comunicação, na organização social e luta ideológica.

JUSTIFICATIVA:

“Um meio-termo entre a linguagem escrita e a oral, assim é o estilo jornalístico das notícias”(CAPRINO, 2002), que teve origem no final do século XIX nos Estados Unidos e domina até hoje o padrão textual da imprensa do Ocidente. No entanto o discurso informativo sempre foi algo existente na vida do ser humano. Desde os primórdios, o ato de comunicar sempre foi praticado, há exemplo dos homens pré-históricos que narravam cenas de caça com rabiscos e desenhos conhecidos hoje como pinturas rupestres, consideradas como importantes registro da história da humanidade.

Entre a Idade média e os tempos modernos houveram muitas mudanças desde a forma de reportar uma informação até a figura e função do profissional então chamado de jornalista, e sua evolução veio de acordo com as necessidades e representações da dinâmica social. Desta forma, vemos a importância do ensino do texto jornalístico, pois além de um combustível que alimenta as diversas esferas da atual sociedade com a informação, afinal, o exercício pleno da cidadania passa pela garantia do direito de acesso aos conhecimentos e informações disponíveis e acumulados, fator de construção da identidade cultural de um povo, e o jornalista está como o principal instrumento.

Pode-se afirmar que o jornalismo é uma forma de conhecimento e tem a função de atualizar o nível de informação da população com velocidade impossível de alcançar em outro meio. Nesse aspecto, o jornalismo tem uma confiança tal em seu discurso que se aproxima da ciência, pois define a verdade adequando este discurso a realidade. No entanto há diferenças importantes entre os discurso jornalístico e o científico, onde o primeiro é um discurso de aparências - onde os mais importante são os fatos -  e no segundo o que se investiga são essências - leis e princípios que regem um fato. Assim, para poder perceber que existe uma relação de “duas mãos”  entre o texto informativo e a estrutura social observa-se que eles reflete rotinas sociais complexas e ao mesmo tempo podem reforçar, reproduzir, desafiar e dar origem a acontecimentos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com