TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Teoria Sociológica da comunicação

Por:   •  2/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

STOCKINGER, Gottfried. Para uma Teoria Sociológica da comunicação. Disponível em < http://www.bocc.ubi.pt/pag/stockinger-gottfried-teoria-sociologica-comunicacao.pdf> Acesso em: 25 Março 2018.

Resumo

Os sistemas sociais de comunicação operam as mudanças sociais e moldam as transformações das atividades humanas, sejam elas pessoais e profissionais. Estas mudanças ocorrem em alta velocidade, tornando-se globalizadas, ou seja, estão presentes em todos os cantos do mundo, isto ocorre devido a ligação dos sistemas de comunicação, consequentemente o desenvolvimento tecnológico de ambientes de informação e comunicação, fazendo assim a sociedade da comunicação vir á torna.

Na tentativa de denominar cientificamente o advento dessa época, o termo “sociedade de informação” tem ganho certa aceitação. Este conceito denomina uma sociedade, na qual a informação aparece com um fator eficiente, ou do ponto de vista econômico, como um fator de produção, que se iguala a sua importância aos fatores “capital e trabalho”, ou até supera, dominando a formação social. Não retratando mais apenas em discernir, acumular e comercializar dados e informações, mas sobretudo de processá-los, pois  a informação é obtida de dados “brutos” e depende de uma comunicação, caso contrario este dado fica morto, desatualizado, ou seja, a informação não emerge. Sem comunicação, a informação fica encoberta, indistinguível, apenas armazenada em memoria psíquica e em arquivos, sendo apenas uma informação potencial, e insignificante, ou seja, não se torna real. Vivemos em uma sociedade que não só oferece comunicação, mas sim a consome a mesma, ou seja, o lado que processa a informação ao mesmo tempo a recebe.

A transição da sociedade da informação para a sociedade da comunicação, em curso, encontra uma formação social, na qual os atores humanos estão largamente saturados e (sobre)carregados de dados e informação que carece de depuração. Desde a globalização da Internet, informação deixou de ser um bem raro e passou a ser um bem abundante. Quase gratuito. Isto ocorre devido aos ambientes de informação disponíveis para os sistemas sociais, a nível global, o que também permite um novo nível de (auto)observação cientifica da sociedade, onde nesta há observadores informados, que processam suas informações não de forma individual, mas em grupos, fazendo assim reduzir a complexidade da mesma, sejam em ambientes de comunicação real ou virtual. Quando a informação é processada, codificada e descodificada, ela é recriada, reinventada, num ambiente social de comunicação, apoiado por ambientes de mídia técnica e de aprendizado humano.

Assim, pode-se concluir que a sociedade se encontra em profundas transformações que acompanham o acelerado processo de comunicação, estas transformações trazem uma visão totalmente nova da sociedade, do progresso, do trabalho e da própria vida.

Resumo elaborado pela acadêmica Raylane Camilla de Oliveira do 1º Período Noturno do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Amazonas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com