TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivo Telefonica - Responsabilidade Social

Por:   •  30/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de Caso:

Breve apresentação da empresa

O Grupo Telefônica (marca institucional) conhecida mundialmente, está atuando no Brasil desde 1998, quando a Telesp – companhia estatal – foi privatizada e vendida para a Telefônica da Espanha, mais tarde formando a Telefônica Brasil.

Inicialmente, a empresa oferecia somente telefonia fixa no estado de São Paulo. Em 2007, firmaram parceria com uma empresa chamada TVA  e assim começou a oferecer serviços de TV por assinatura.

Seguindo uma trajetória de expansão, em 2010 a Telefônica comprou as ações da Vivo, que antes pertenciam à Portugal Telecom, e assim se tornou líder do mercado de telecomunicações do Brasil. Dois anos depois, o grupo passou a utilizar a Vivo como marca comercial, prestando serviços e comercializando produtos sob a marca.

Com um completo e amplo portfólio, a marca oferece serviços como: telefonia fixa e móvel, internet banda larga fixa e móvel, voz, TV por assinatura e TI.

Atualmente é um dos maiores conglomerados de comunicação, presente em 21 países, contando com mais de 125 mil colaboradores.

A empresa possui um Plano Global de Negócios Responsáveis, que de acordo com seu site: “tem como pilares: Promessa ao cliente e confiança digital; Gestão de sustentabilidade na cadeia de suprimentos; Diversidade e gestão de talentos; Meio ambiente; Inovação sustentável; Desenvolvimento local e Ética.”

O Plano Global de Negócios Responsáveis, objetivam planos locais para o progresso social, através da tecnologia, considerando que o conhecimento é ponte para o desenvolvimento social e pessoal.

Informar quais são as iniciativas em “Responsabilidade Social” /Explicar detalhadamente como/onde são aplicadas tais iniciativas;

Fundação Telefonica Vivo & Vivo Transforma

 

Fundação Telefonica Vivo é uma iniciativa de responsabilidade social que usa a tecnologia para criar e apoiar projetos sociais inovadores no Brasil. Acreditam no poder da conexão para transformar o mundo em que vivemos.

Entendem que o incentivo à cultura, inclusão social e o cuidado com o meio ambiente transformam a vida das pessoas.

A sustentabilidade está entre seus princípios e em tudo que fazem. Os projetos são dispostos em três grandes pilares: Educa XXI, Jovempreender e Cidadania Digital

1) Educa XXI:

Através da conexão incentivam o uso da tecnologia dentro e fora da sala de aula, criando redes para educadores e alunos com plataformas de conteúdos e cursos que inspiram e envolvem os jovens da nova geração cada vez mais se familiarizando com a inclusão digital. Em 2016, capacitaram 29.882 educadores e atenderam um pouco mais do que 894 mil estudantes. Na área de educação, a Fundação Telefonica Vivo possui 8 diferentes programas. São eles: Escolas Conectadas, ProFuturo Aula Digital, Inova Escola, Escola Digital, Programaê, Conviva Educação, Escolas Rurais Conectadas e Plinks.

Pensando nesse nicho foi criada a plataforma Programaê com o objetivo de disseminar o ensino de linguagens de programação para pessoas de todas as idades, visto o impacto que o mundo virtual tem em nossas vidas (Programae.org.br).

No programa Escolas Rurais Conectadas, criado em 2012, a Fundação leva acesso à tecnologia para as escolas no campo, ampliando as perspectivas de atuação para alunos e professores. Além da infraestrutura tecnológica, disponibilizam formação docente no qual existem dois laboratórios de experimentação digital. Somente nesse programa, mais de 15mil professores foram formados em 2015. O programa está presente em quase 15mil escolas até o momento, com a meta de ampliar tal número a 22mil até dezembro de 2017.

No Escola Digital, criaram uma plataforma com recursos digitais de aprendizagem, destinada secretaras de educação em diversos estados do brasil, como Acre, Pará, Ceara, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Tanto alunos quanto docentes têm acesso a tal plataforma, que permite o acesso a mais de 4mil Objetos de Aprendizagem Digital, como vídeos, mapas, simuladores e infográficos. (escolasconectadas.org.br).

 

2) Jovempreender:

Estabelecem conexão entre jovens e empregadores sociais, universidades e investidores com o objetivo de inspirar inovações. Ensinando aos jovens sobre cultura digital e empreendedorismo apresentando ferramentas para que desenvolvam suas ideias. Após tal etapa, a Fundação ajuda esses jovens a colocar em pratica suas ideias, contando com o apoio de diversos especialistas em diversas áreas. Somente em 2015, formaram 2.049 jovens, incubando 14 novos projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com