TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygotsky Uma Perspectiva Histórico-Cultural da Educação

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR

Campus de União da Vitória

Acadêmico: Diego Mauro Carneiro Pereira

                   Cezar Paulo Carneiro Pereira

Fichamento

Vygotsky

Uma Perspectiva Histórico-Cultural da Educação

União Da Vitória

2015

Fichamento

Capitulo 1

A VIDA BREVE E INTENSA DE VYGOTSKY

Página

Citação

Comentário

21

“Aos 17 anos completou o curso secundário, num colégio privado em Gomel. Nessa ocasião recebeu medalha de ouro pelo seu desempenho. De 1914 a 1917 estudou Direito e Literatura, na Universidade de Moscou, época em que começou sua pesquisa literária mais sistemática. O trabalho que apresentou no termino desse curso foi um estudo de Hamlet, de Shakespeare. “A tragédia de Hamlet, príncipe da  Dinamarca”, que mais tarde, em 1925, deu origem ao livro Phychology of Art (Psicologia da Arte), que foi publicado na Rússia somente em 1965.”

É possível verificar que Vygotsky desde cedo se dedicava aos estudos e se destacava com méritos oferecidos pelo seu bom desempenho.

22-23

“O interesse de Vygotsky pela psicologia acadêmica começou a se delinear a partir de seu contato no trabalho de formação de professores, com os problemas de crianças com defeitos congênitos.”

O interesse na psicologia, a área em que teve maior reconhecimento, começou com sua vontade de ajudar crianças portadoras dessa deficiência, começando em uma área ainda pouco estudada a qual tinha muito pra se descobrir.

24

“O projeto principal de seu trabalho consistia na tentativa de estudar os processos de transformação do desenvolvimento humano na sua dimensão filogenética, histórico-social e ontogenética.”

Vygotsky se dedicou ao estudo do psicológico humano em vários dos seus aspectos, utilizando para sua compreensão, várias circunstâncias que poderiam intervir de alguma maneira no intelecto humano, considerando a mente do ser humano como um todo e seu contexto social.

 

25

“[...] Ele recorre à infância como forma de poder explicar o comportamento humano no geral, justificando que a necessidade do estudo da criança reside no fato dela estar no centro da pré-história do desenvolvimento cultural devido ao surgimento do uso de instrumentos e da fala humana.

Nessa fase Vygotsky se dedica ao estudo da criança a “pedologia”, que serve para ele como a base para o desenvolvimento do psicológico humano total, que a maior parte das experiências vividas na criança acarreta o que o ser humano é na idade adulta.

26

“Nessa sociedade, a ciência era extremamente valorizada devido a expectativa de que os avanços  científicos trouxessem a solução de prementes problemas sociais e econômicos do povo soviético.”

Vygotsky teve suas idéias marcadas em contextos sociopolíticos e culturais no meio o qual estava inserido, e teve apoio e incentivo nos seus trabalhos, pois seus resultados poderiam ajudar a sociedade.

28

“[...] uma “nova psicologia” que sintetizasse e transformasse as duas abordagens radicais anteriores [...]”

Vygotsky pretendia fundamentar sua teoria a partir de duas ambíguas idéias, uma de um grupo que se baseava na psicologia como ciência natural e a outra que entendia a psicologia como ciência mental.

31

“[...] Vygotsky e seus seguidores se dedicavam principalmente a construção de estudos-pilotos que pudessem atestar a idéia que o pensamento adulto é culturalmente mediado, sendo que a linguagem é o meio principal desta mediação.”

Ao analisar distintos campos Vygotsky e seus colaboradores construíram uma idéia fundamentada na mediação. Vygotsky escreveu diversos livros, que expressam o objetivo de compreender a conduta humana a partir de campos distintos.

32

“Foram inúmeras as influencias recebidas por Vygotsky ao longo de sua vida intelectual.”

Pesquisadores da área de lingüística, comparatistas, concepções de Marx e Engels, teóricos que utilizavam abordagens históricas e do desenvolvimento no estudo da natureza humana, sociólogos, antropólogos e cientistas de teorias comportamentais tiveram influencia para a formulação do pensamento de Vygotsky, que foi também contemporâneo de Piaget o qual apontou divergências e riquezas dos métodos por ele adotados.

34

“[...] Durante o governo de Stalin, suas teorias foram consideradas “idealistas” pelas autoridades soviéticas. [...]”

Durante um período devido a sua teoria mostrar-se oposta com os pensamentos governamentais foi censurada e durante um tempo ignorada, até ser redescoberta e se espalhar novamente.

Capitulo 2

A CULTURA TORNA-SE PARTE DA NATUREZA HUMANA

38

“A teoria histórico-cultural (ou socio-histórica) do psiquismo, também conhecida como abordagem sociointeracionista elaborada por Vygotsky, tem como objetivo central “caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formaram ao longo da historia humana e de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolvem durante a vida de um individuo” (VYGOTKY, 1948, p. 21)”

Vygotsky tenta compreender aspectos exclusivamente humanos os quais são desenvolvidos a partir de seu desenvolvimento juntamente com os componentes que exercem alguma intervenção nessas características.

39

“Esse projeto objetivava dar respostas a três questões fundamentais que, segundo ele, vinham sendo tratadas de forma inadequada pelos estudiosos interessados na psicologia humana e animal.”

Ele tentava compreender a relação entre os seres humanos e o seu ambiente, examinar a interferência que o trabalho faz para ser um meio fundamental de mediação entre o homem e a natureza e suas consequências psicológicas, e a análise das relações entre o uso de instrumentos e linguagem.

39

“[...] estudo das chamadas funções psicológicas superiores [...]”

Processos mentais tipicamente humanos, que se referem a mecanismos intencionais, ações conscientemente controladas e  processos voluntários que dão certo grau de independência ao ser humano relação a experiência relacionada.

40

“Desse modo, podemos considerar que seus trabalhos pertencem ao campo da psicologia genética, já que se preocupou com o estudo da gênese, formação e evolução dos processos psíquicos do ser humano. [...]”

A psicologia genética estuda a infância para tentar responder as funções psicológicas superiores e toma a construção dessa como algo que se constitui ao longo de sua vida.

41

“A compreensão dessa abordagem diferente depende do estabelecimento das teses básicas presentes em toda sua obra [...]”

Vygotsky postulou varias teses como: a relação individuo/sociedade, a origem cultural das funções psíquicas, a base biológica do funcionamento psicológico, a mediação e a análise psicológica que é capaz de conservar as características básicas dos processos psicológicos, exclusivamente humanos.

44-45

“Vygotsky e seus seguidores identificam basicamente três traços característicos no comportamento do animal que o diferencia do psiquismo do se humano, a saber:

  1. “Diferentemente do comportamento humano, todo comportamento do animal conserva sua ligação com os motivos biológicos.”

Segundo Vygotsky, o comportamento animal é guiado pelas suas necessidades biológicas, permanecendo dentro de seus limites, assim o animal não consegue distribuir uma tarefa em seu grupo, pois cada um busca instintivamente saciar sua necessidade, diferentemente do ser humano que controla seu comportamento que pode reprimir ou até contrariar suas necessidades biológicas.

46-47

  1. “Diferente gesto do comportamento animal, o comportamento humano não é forçosamente determinado por estímulos imediatamente perceptíveis ou pela experiência passada.”

Para Vygotsky, as reações dos animais são instintivas, portanto, ele é incapaz de planejar ações. Já o ser humano que alem do conhecimento sensorial possui o conhecimento racional, consegue refletir, interpretar, tomar decisões.

48-49

  1. “As diferenças das fontes do comportamento do homem e do animal.”

O comportamento animal se da basicamente a experiência da espécie que é transmitida e a experiência individual estes não aprendem com a experiência de outros. No ser humano esse comportamento se da por meio de um processo de interação, físico e social. Através do trabalho social, ao emprego de instrumentos e o surgimento da linguagem.

50

“Vygotsky distingue dois elementos básicos responsáveis por essa mediação: o instrumento, que tem a função de regular as ações sobre os objetos e o signo, que regula as ações sobre o psiquismo da pessoa.”

Para Vygotsky a mediação se da basicamente pelo instrumento, forma de linguagem ou comunicação que promove a interação e signos que seria a representação de algo, com os signos o homem amplia a capacidade de atenção, memória e o acumulo informações.

51

“De acordo com Marx [...] é através do trabalho que o homem, ao mesmo tempo em que transforma a natureza, se transforma.”

Marx entende que o trabalho é o norteador das transformações humanas de acordo com suas necessidades, ao modificar a natureza tende a se transformar também ao novo meio envolvendo interações.

53

“Vygotsky dedica partícula atenção a questão da linguagem, entendida como um sistema simbólico fundamental em todos os grupos humanos [...]”

Vygotsky coloca a linguagem como prioridade para entender o comportamento humano no seu curso histórico social.

53

“O surgimento da linguagem imprime três mudanças essenciais nos processos psíquicos do homem. A primeira se relaciona ao fato de que a linguagem permite lidar com os objetos do mundo exterior mesmo quando eles estão ausentes.”

Seria basicamente a representação de algo que não se presenciou, que já não existe. Ex: o vaso caiu.

53

“A segunda se refere ao processo de abstração e generalização que a linguagem possibilita, isto é, através da linguagem é possível analisar, abstrair, generalizar as características dos objetos, eventos, situações presentes na realidade.”

A linguagem abrange grande significado, entende-se o que é independente de seu detalhes ou características. Ex a palavra arvore designa qualquer arvore.

53-54

“A terceira esta associada à função de comunicação entre os homens que garante como conseqüência, a preservação, transmissão e assimilação de informações e experiências acumuladas pela humanidade ao longo da historia. A linguagem é um sistema de signos que possibilita o intercambio social entre indivíduos que compartilham desse sistema de representação da realidade.”

A linguagem é a responsável pela construção do homem ao longo da historia. É através dela que o homem se relaciona de modo único diferente dos animais.

55

“Desse modo, os sistemas simbólicos, especialmente a linguagem funcionam como elementos mediadores que permitem a comunicação entre os indivíduos, o estabelecimento de significados compartilhados por determinado grupo cultural, a percepção e interpretação dos objetos, eventos e situações do mundo circundante.”

Os sistemas simbólicos juntamente com a linguagem, são responsáveis por promover a interação através da mediação simbólica.

57

“Para Vygotsky a maturação biológica é um fator secundário no desenvolvimento das formas complexas do comportamento humano, pois essas dependem da interação da criança e sua cultura.”

Segundo Vygotsky a maturação biológica isolada de interações da criança, seria apenas um fator estacionário. As características individuais dependem da interação do ser humano com o meio físico e social.

58

“Quando isolado, privado do contato com outros seres, entregue apenas as suas próprias condições e a favor dos recursos da natureza, o homem é fraco e insuficiente.”

O homem sem o contato com interação seria insignificante. O bebe humano seria mais indefeso e despreparado com o meio que os animais.

59

“Dessa forma, no processo da constituição humana é possível distinguir “duas linhas qualitativamente diferentes de desenvolvimento, diferindo quanto a sua origem: de um lado, os processos elementares, que são de origem biológica; de outro, as funções psicológicas superiores, de origem sociocultural. A história do comportamento humano nasce do entrelaçamento dessas duas linhas.”

O comportamento humano  esta fortemente ligado com a maturação psicológica e a interação social.

60-61

“Podemos concluir que, para Vygotsky, o desenvolvimento do sujeito humano se da a partir das constantes interações com o meio social em que vive, já que as formas psicológicas mais sofisticadas emergem da vida social.”

O ser humano e seu comportamento são moldados com influencias das interações do meio em que vive.

62

“Ao internaliza as experiências fornecidas pela cultura, à criança reconstrói individualmente os modos de ação realizados externamente e aprende a organizar os próprios processos mentais.”

Através das experiências de interação a criança começa a desenvolver as representações mentais, formular conceitos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com