TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento nas Perspectivas de Piaget e Vygotsky

Por:   •  4/11/2019  •  Resenha  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

LETÍCIA MORAES BENEVIDES

FICHAMENTO DO ARTIGO:

Desenvolvimento nas perspectivas de Piaget e Vygotsky

Mococa

2018

LETÍCIA MORAES BENEVIDES

FICHAMENTO DO ARTIGO:

Desenvolvimento nas perspectivas de Piaget e Vygotsky

Trabalho apresentado como requisito parcial à aprovação na disciplina Psicologia do Desenvolvimento, orientada pela professora Ana Lucia Ribeiro.

Mococa

2018

  1. Indicação bibliográfica

ANJOS, Ana Carolina Bertolin et al. Desenvolvimento nas perspectivas de Piaget e Vygotsky. Disponível em: http://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/5610/3191. Acesso em: 26-10-2018.

Disponível também na biblioteca virtual da Universidade Estácio de Sá.

  1. Resumo

O artigo propõe a descrição das teorias Epistemologia Genética de Jean Piaget e a Teoria Histórico-Cultural de Lev Vygotsky, confrontando-as posteriormente e refletindo sobre suas semelhanças e diferenças.

Inicialmente há um pequeno resumo biográfico em que se descreve a história de vida dos autores e o desenrolar de suas pesquisas.

A seguir a Epistemologia Genética é descrita, contextualizando-a historicamente. As autoras apontam que Piaget foi inovador para sua época e contrariou as teorias inatistas e do comportamentalismo vigentes naquele momento, afirmando que a inteligência não é exclusivamente algo que se herda geneticamente e nem resultado de estímulos externos, mas uma interação entre o sujeito, que possui suas bases genéticas com o meio que o rodeia. As fases de desenvolvimento, assim como os conceitos ligados a Teoria da Equilibração são explicados a seguir.

A Teoria Histórico-Cultural é então descrita. Vygotsky, segundo as autoras, dá atenção à linguagem, à educação e a infância, ressaltando a importância da interação com os grupos sociais para aprender, que é se apropriar de formas culturais cada vez mais maduras de atividade. Estas relações, segundo o texto, não determinam o sujeito, como se ele as recebesse passivamente. Ele age sobre a realidade e se constroi internamente através das relações sociais.

As autoras colocam como Níveis de Desenvolvimento defendidos por Vygotsky:

  • Nível de Desenvolvimento Real ou Afetivo (o que a criança já sabe fazer sozinha);
  • Nível de Desenvolvimento Potencial (o que a criança já tem condições de aprender).

A Zona de Desenvolvimento Potencial ou Proximal é a distância entre os dois níveis, e é onde atua o agende mediador.

As autoras confrontam as ideias dos teóricos e concluem afirmando que elas se complementam, sendo de grande contribuição para a área educacional.

  1. Citação

        “[...] para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista.” (pág. 4)

        “[...] equilibração é organização, adaptação, assimilação e acomodação, que para Piaget é uma propriedade intrínseca e constitutiva da vida mental, por meio dela é que se mantém um estado de equilíbrio ou adaptação com o meio. E esse processo de equilibração sempre consiste em levar o sujeito a um estado superior em relação ao estado inicial.” (pág. 6)

        “Os alunos são a melhor fonte de informação sobre sua própria capacidade de pensamento. A descoberta fundamental de Piaget foi de que os indivíduos constroem seu próprio entendimento, a aprendizagem é um processo construtivo.” (pág. 9)

        “Ainda de acordo com esses pesquisadores, uma crítica à teoria de Piaget é que ela negligencia os efeitos importantes do grupo social e cultural da criança, ele descrevia a criança como um pequeno cientista, construindo uma compreensão do mundo em grande parte sozinha.” (pág. 10)

        “As funções psicológicas que surgem e se firmam no plano da inter-relação, tornam–se internalizadas, ou seja, transformam-se para se constituir em funcionamento interno. Esse plano interno, não é um plano de consciência preexistente que é atualizado, pelo deslocamento da fonte de regulação para o próprio sujeito, longe de ser uma mera cópia do externo, o funcionamento interno resulta de uma apropriação das formas de ação que estão intimamente interligadas a estratégias e conhecimentos dominados pelo sujeito como ocorrências no contexto interativo.” (pág. 10)

        “Ele dá uma atenção especial à educação por considerar que ela possibilita desenvolver modalidades de pensamento específicas e possui um papel diferente e insubstituível, na apropriação pelo sujeito da experiência cultural acumulada.” (pág. 11)

        “O conceito de zona de desenvolvimento proximal diz respeito a funções do sujeito e a capacidades dele com o apoio em recursos auxiliares oferecidos pelo outro, o caracteriza o desenvolvimento proximal é a capacidade que surge e desenvolve de modo partilhado. Sendo assim a zona de desenvolvimento proximal refere-se ao caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver seu amadurecimento, e tornar suas funções e ações no nível de desenvolvimento real. Então aquilo que uma criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã.” (pág. 12)

  1. Comentários

        As autoras discorrem de forma detalhada sobre as teorias de dois importantíssimos estudiosos da área de desenvolvimento humano, que são Piaget e Vygotsky. Profissionais da área de Educação e Psicologia podem se beneficiar deste artigo pois compõe de forma clara seus principais conceitos e ainda colocam as teorias lado a lado, confrontando-as e analisando como elas se diferenciam e o que tem em comum, mostrando como elas se complementam.

        Não concordo com a crítica das autoras a Piaget, afirmando que ele nega a influência da interação social no desenvolvimento da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com