TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wallon

Trabalho Universitário: Wallon. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 2

Wallon: Desenvolvimento Integral e Aprendizagem.

Henri Paul Hyacinthe Wallon (1879-1962), nasceu na França, graduou-se em Medicina, Filosofia e Psicologia. Logo após, migrou da Psiquiatria para a Psicologia. Wallon busca compreender o psiquismo humano para oferecer uma nova maneira de pensar o homem, dedicando sua atenção a criança, por acreditar que através dela é possível ter acesso a gênese dos processos psíquicos. Sua teoria tem foco na inteligência e no desenvolvimento infantil integral, nas dimensões afetivas, cognitivas e motoras.

Defendia que a escola deveria promover uma formação integral do aluno, ou seja, uma formação afetiva, intelectual e social. Enfatiza a importância das emoções no trabalho educativo. Buscou compreender o real numa perspectiva multifacetada ew dinâmica, em suas permanentes transformações. Em 1940, na França, propôs o projeto Langevin que compreendia um conjunto de diretrizes bases do ensino. Entre 1915 e 1946, presidiu o movimento francês da Escola Nova, que criticava o ensino tradicional.

Wallon: teoria e interfaces.

Busca conhecer o adulto por meio da criança, numa perspectiva psicogenética onde o estudo do desenvolvimento infantil adote a criança como ponto de arranque, na medida em que a compreensão de um adulto implica conhecer a criança, compreender uma função psíquica é conhecer-lhe a gênese. Ampara-se na Psicologia genética, para entender as origens do processo psíquico, sendo o psiquismo compreendido desde suas raízes orgânicas e situado dentro de suas determinações socioculturais.

Defende a compreensão do homem, devendo resgatar conhecimentos de outras áreas como a antropologia, a psicopatologia e a neurologia etc., vendo a pessoa como um todo. A observação da criança como fundamental na construção de sua teoria, pois a compreensão só é possível na medida em que a considera no ambiente que se constitui. Seu método envolve o estudo das condições materiais do desenvolvimento da criança, as exigências sociais que promovem o desenvolvimento do psiquismo..

Merani (1977) destaca que Wallon representou a possibilidade de um novo olhar para a Psicologia, onde não se desvincula teoria e prática. Sua abordagem revela a necessidade de considerar a pessoa como um todo. Assim fundamentou suas ideias em quatro elementos: a afetividade, o movimento(dimensão motora), a inteligência (dimensão cognitiva) e a formação do eu como pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com