TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA NO CINEMA – ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS PROFISSIONAIS E VALORES MORAIS NO FILME O ABUTRE

Por:   •  12/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 4

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA –PROAC[pic 1]

ASSESORIA ACADÊMICA –ASAC

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

ÉTICA PROFISSIONAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

        

ÉTICA NO CINEMA – ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS PROFISSIONAIS E VALORES MORAIS NO FILME O ABUTRE

JOÃO PESSOA - PB

2018.1

Resumo: O filme O Abutre conta a história de Louis Bloom, um determinado jovem que vive sozinho em Los Angeles e não tem limites na busca por um trabalho. Inicialmente um ladrão, ele acaba se deparando com a carreira de cinegrafista freelancer, e vê nela a oportunidade de ganhar dinheiro fácil correndo atrás dos furos de reportagens sangrentos da madrugada. Louis Bloom tem a determinação e visão que muitos chefes gostariam de ver em seus empregados. Autodidata, ele aprende rápido e tem na internet sua fonte de conhecimento. No decorrer da história, Louis de certa forma se torna um empresário, mergulhando num jogo de oferta e demanda, e destacando a discussão ética da sede pela tragédia alheia ao não enxergar problemas em invadir uma casa de uma família que acaba de passar por um tiroteio ou até mesmo manipular a cena de um acidente ou de um crime. Tudo pela valorização do seu produto final. O filme é um retrato irônico sobre ambição corporativa, sobre o jornalismo moderno, mídia e os limites na busca pela notícia e a audiência e, no geral, sobre a pior face do capitalismo.

  1. Listem: Ação ou ações cometidas por algum personagem que utilizou princípios da ética profissional, e assim, observem qual foi a consequência do seu ato? Positiva ou negativa?  

No ambiente profissional, a ética se especifica, à medida que influência nossos posicionamos diante das situações cotidianas enfrentadas no trabalho. No jornalismo, princípios como respeito, integridade, justiça, liberdade e responsabilidade são fundamentais.

No filme estudado, nenhum personagem de mínimo destaque apresentou ações que refletissem algum princípio ético profissional. Pelo seu título “O Abutre”, já pode-se notar que o filme trata de um oportunista que anseia pelos piores momentos da vida de outras pessoas. O personagem principal, Bloom, alcance sim o sucesso, mas fora dos padrões da ética, fora do que conhecemos como trabalho honesto.

Se tem algum princípio ético que pode, em partes, ser considerado como utilizado no filme foi o de liberdade. Sendo ela o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa. Inicialmente, Louis usou da liberdade, um direito de cada cidadão, sem prejudicar os outros.

No entanto, ao decorrer do filme fica evidente para o personagem que há um caminho para chegar ao seu objetivo de forma rápida, porém errada ferindo os princípios éticos e morais não só da profissão, mas também do homem, modificar cenas de crimes e até mesmo cometer vários outros somente em busca de seu objetivo e do próprio prazer e, é o que o ele faz.

As consequências de suas atitudes foram todas positivas para ele, caracterizando uma crítica para essa realidade do mundo, não só seu personagem como muitos outros profissionais são os abutres que se aproveitam de falhas alheias para se beneficiarem e acabam por alcançar o sucesso.

  1. Listem: Atitudes ou comportamentos por algum personagem que fez uso dos valores morais e que também resultou em consequências, vejam se foi positiva ou negativa? E porquê?

Os valores morais são os conceitos e pensamentos que são considerados certos ou errados pelas pessoas na sociedade. O filme mostra um ator que no começo do filme rouba certos materiais para poder vender e se sustentar na cidade de Los Angeles, logo após isso ele encontra um cinegrafista de uma emissora filmando cenas de um acidente em que mostra cenas fortes, vendo isso ele começa a enxergar que isso pode dar certo para ele trabalhar, já que algumas empresas onde ele foi não haviam o aceitado pelo fato dele ser ladrão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com