TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 Características Castells

Monografias: 5 Características Castells. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 2

Castells escreve sobre a tecnologia na sociedade ele cita cinco características da tecnologia surgidas no período de transformações indicados por ele, quando o renascimento europeu estava projetando as transformações tecnológicas que dominariam o planeta três séculos depois, quando a China era a civilização mais avançada em tecnologia no mundo. A seguir será descrito cada uma dessas características:

• A primeira característica diz que a tecnologia age sobre a informação porque com a disseminação dos meios de comunicação, as informações tornam-se mais acessíveis diferentemente de revoluções tecnológicas anteriores em que a informação agia sobre a tecnologia, como no caso da Segunda Revolução Industrial, em que era necessário ter o conhecimento para a utilização da tecnologia, no caso, as operações de fábrica. A tecnologia tem evoluído em busca de inovações, com necessidades que muitas vezes ate então não tinham sido identificadas e passam a ser primordiais para a sociedade.

• A segunda característica fala da “penetrabilidade dos efeitos das novas tecnologias digitais”, como a sociedade atual está sendo remoldada pelos recursos tecnológicos na área de tecnologia da informação. Menciona a frequência e intensidade da incidência que a tecnologia apresenta-se no cotidiano dos cidadãos sendo esta que é parte integral de toda atividade humana, todos os processos de nossa existência individual e coletiva são diretamente moldados pelos novos meios tecnológicos.

• A terceira característica fala da criação da lógica de redes, em função das suas possibilidades de conectividade fala da interação que a tecnologias digitais permitem, em que a informação chega e há a possibilidade de resposta ao emissor por parte do receptor. Atualmente já é possível interagir com pessoas distantes de uma forma mais interativa e em tempo real através de teleconferências proporcionadas por programas e aplicativos voltados para essa abrangência técnica.

• A quarta característica fala da flexibilidade apresentada pela rede para atender as diferentes mudanças. Tratando-se de uma sociedade com demandas e necessidades que sofrem constantes alterações, a rede mostra-se apta para atender às mesmas. Essa lógica de redes é adaptada à crescente complexidade de interação e aos modelos imprevisíveis do desenvolvimento derivado do poder criativo. A tecnologia favorece processos reversíveis, permite modificação por reorganização de componentes e tem alta capacidade de reconfiguração.

• A quinta característica falada é o aumento da convergência para um sistema integrado, ou seja, os meios de acesso à rede e de interação estão cada vez mais ligados uns aos outros e surgem também ferramentas que possibilitam outros tipos de comunicação além de apenas a escrita como transmissão de áudio e vídeo. Assim, vários setores ligados diretamente com a tecnologia como a microeletrônica, as telecomunicações e os computadores são todos integrados no sistema de informação, como, por exemplo, os celulares não possuem só a sua função principal de fazer ligações, mas também possuem ferramentas como a internet e aplicativos que permitem ainda mais interação entre as pessoas e outros sistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com