TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alegoria Da Caverna

Artigos Científicos: A Alegoria Da Caverna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  1.938 Visualizações

Página 1 de 2

Questões referentes ao texto “A Alegoria da caverna”.

1. O que significa no texto, a caverna?

A caverna nada mais é do que o mundo em que vivemos repleto de aparências.

2. O que significa estar acorrentado?

O significado de estar acorrentado é estar preso as crenças distante da realidade, acomodados com a vida medíocre que levam, acostumados a ver somente o que os donos do poder mostram e assim vivem em extrema ignorância.

3. O que representam as sombras?

As sombras são as coisas sensíveis que tomamos como verdades, ou seja, um mundo de ilusão no qual a sombra é vista como algo verdadeiro.

4. O que significa sair da caverna?

O significado de sair da caverna é acordar para a realidade, deixar de ser submissos aos tais donos do poder, aprender a raciocinar por nós mesmos e não pensar só o que querem que pensemos, mas sim descobrirmos o verdadeiro mundo que existe.

5. Quais são as pessoas que saem da caverna?

A única pessoa que sai da caverna dentro do texto é o filósofo, já dentro da nossa realidade as pessoas que saem da caverna são aqueles que deixam de lado o senso comum e descobrem o verdadeiro tesouro que é o senso crítico.

6. Por que o prisioneiro volta á caverna?

Ele retorna á caverna para contar aos outros prisioneiros o que viu, a descoberta da realidade que obteve e também retorna a fim de libertá-los daquela suposta realidade que na verdade é um mundo repleto de ilusão.

7. Relação entre a alegoria da caverna e a definição da Filosofia.

A definição da Filosofia é o amor a sabedoria, é a investigação da dimensão essencial e ontológica do mundo real deixando de lado as aparências sensíveis e o senso comum, e claramente há uma certa ligação com a alegoria da caverna sendo que um dos prisioneiros que se encontrava dentro da caverna agiu de acordo com a definição da Filosofia, deixou de lado as aparências e fugindo do senso comum descobriu a realidade e assim acabou adquirindo o apego, o amor a sabedoria.

8. Expressão da alegoria da caverna.

A alegoria da caverna expressa de um modo metafórico que há um mundo aparente, uma realidade falsa e essa realidade hipócrita é representada por meio da caverna onde muitos não conseguem escapam dessa caverna ilusória , pois acreditam que tal vida enganosa em que se encontram seja realmente o que há de verdadeiro, mas quando há a busca da realidade deixando de lado preconceitos o senso comum expande o pensamento fazendo encontrar a luz do que realmente é real, fugindo assim do estado de ignorância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com