TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alegoria Da Caverna De Platão

Artigos Científicos: A Alegoria Da Caverna De Platão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 3

Para Sócrates a filosofia é a busca da sabedoria, um modo de viver e não só de saber, enquanto que para Platão ela é o encontro da sabedoria, tornando-se a filosofia uma verdade encontrada e conhecida.

Para Sócrates devemos estar sempre em busca do conhecimento e da sabedoria e para Platão a filosofia proporciona o encontro da sabedoria imediata, tornando-se uma doutrina. Para ele a filosofia tem a ver com o amor, porque o filósofo tem que amar, se não amar, não é filósofo.

A caverna é a representação do mundo em que vivem alguns seres humanos, que estão aprisionados à sua ignorância, por falta de educação e conhecimento. Se acomodam, não tem motivação para mudar sua condição de ignorância e submissão.

Não enxergam nada além do que está à sua frente, vivem como se estivessem aprisionados pelos pés e pescoços, sem condições de qualquer movimentação, que permita visualizarem ao redor ou tentarem alguma mudança de posição ou visão de mundo.

Apesar de possuir uma entrada aberta para a luz do sol, que se estende a todo o comprimento da gruta, o ambiente dentro da caverna é escuro, possui apenas uma iluminação artificial no fundo, o que permite que os prisioneiros vivam nas sombras.

Entre a fogueira e os prisioneiros há um muro, por onde passam pessoas carregando os mais variados tipos de objetos, uns calados, outros falando, porém por não conhecerem outro ambiente, imaginam que são apenas sombras.

Um prisioneiro consegue sair da caverna e ter acesso a um mundo novo, iluminado e repleto de formas e cores, porém é necessário cautela ao vislumbrar tudo o que lhe é apresentado, devido a anos de escuridão e ignorância, tudo lhe é estranho e até incomodo. É mais fácil encarar diretamente a luz da lua e das estrelas, que a luz do sol, que no primeiro momento só visualiza o reflexo na água, mas após acostumar-se ao ambiente externo, consegue enxergar as belezas do mundo, sob a luz do dia.

O sol representa o saber, o conhecimento, a luz que clareia nossa vida espiritual e intelectual.

Ele observa e absorve todo o conhecimento possível e retorna à caverna para compartilhar as novidades com os companheiros, no entanto não é bem recebido, porque tanto conhecimento gera conflito com a ignorância dos demais.

Caso insista em mostrar seus conhecimentos, isso poderá levá-lo à morte, assim sendo, melhor será tornar-se o líder, dominando o ambiente e a todos que nele estão.

A analogia entre o sol e o bem que conduz à alegoria da caverna. O mal não é fruto da ignorância, pelo contrário, na maioria das vezes é praticado por quem detém o conhecimento do certo ou errado. A falta de conhecimento deixa as pessoas vulneráveis, podendo facilmente ser manipuladas por aqueles que o detém.

Sócrates nos remete a acreditar que a alma é imortal e capaz de suportar todos os males e todos os bens, devendo sempre seguirmos o caminho para o alto, praticarmos por todas as formas a justiça com sabedoria, para sermos valorizados por nós mesmos, enquanto estivermos no plano terreno, para depois ganharmos os prêmios da justiça, como vencedores, na glória eterna. A justiça deve conduzir à felicidade.

A alegoria da caverna ilustra o papel do Administrador Público, quando nos mostra que o conhecimento é o caminho para encontrarmos a verdade da vida.

Só o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com