TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise da Encíclia Papal Laudato Si' e da Revista Global Risks 2019

Por:   •  11/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.327 Palavras (14 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

PENSAMENTO CRÍTICO

Lucas Ayarroio de Souza

11201932469

Matheus Almeida Pascoal

11201932487

Samuel Thierry Domingues

11201932584

Victor Santana dos Passos

11201921360

ANÁLISE DOS DOCUMENTOS: Global Risks e Carta Encíclica Laudato Si

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2019

SUMÁRIO

1.        Introdução        3

1.2.        Carta encíclica, Laudato Si’        3

1.3.        WEF Global Risks Reports (Power And Values)        4

2.        Opiniões Convergentes: As concordâncias entre os dois textos        5

2.2.        Falácias        7

2.3.        Estratégias de Persuasão        8

3.        Opiniões Divergentes: As discordâncias entre os dois textos        8

3.2.        Falácias e Estratégias de Persuasão        10

4.        Conclusão        12

5.        Referências        12

  1. Introdução

Há no mundo uma crescente preocupação em relação às recentes mudanças planetárias, como elas impactarão o nosso futuro, seja negativamente ou positivamente. Esses impactos, e suas causas são avaliados por diferentes instituições, gerando assim, variados pontos de vista sobre o tema.

Embora tenha no mundo, diversas maneiras de se ver como está sendo construído o futuro da humanidade, as mais importantes instituições parecem caminhar em direção à da negatividade, não sem razão, ou sem fatos para se basearem. Há na terra, risco de se ter uma crise generalizada nos mais importantes setores da sociedade global.

  1.  Carta encíclica, Laudato Si’

Uma das instituições a avaliar como a sociedade se encontra, perante esses riscos, é a Igreja Católica, através do documento da Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco.

Seu ponto de vista, foca principalmente no impacto do homem sobre a natureza, e como se dá o sofrimento humano no planeta graças à esses intervenções, especialmente sobre os mais pobres.

Os temas abordados são aqueles problemas nos quais o ser humano gera, e mais têm potencial de causar dano a si mesmo globalmente. A falta de àgua, por exemplo, ou a falta de acesso à àgua limpa é vista como uma negação à um direito essencial, pois, é somente partir de seu amplo acesso que o indivíduo pode usufruir de seus outros direitos, o que torna ainda mais preocupante o fato citado, pois há a chance do planeta sofrer de uma aguda escassez de àgua se não se mudar o modo de lidar com a àgua na terra. O laudato também discorre sobre o problema da poluição e sua relação com o aquecimento global, além da perda da biodiversidade com a extinção de milhares de espécies, decorrentes de atividade humana.

Mas não só sobre os efeitos sobre a natureza foca o papa, ele também cita problemas em cidades que se tornaram pouco saudáveis para se viver, não só pelos problemas naturais, como pela poluição, mas também os de cunho social. Lugares abarrotados de congestionamentos, tomados pelo narcotráfico e crime.

Todos esses problemas se ligam à um problema maior, o fato de que os grandes poderes mundiais pouco ou nada fazem para melhorar a questão, onde nesse sistema predomina a especulação, e a busca irresponsável pelo crescimento econômico.

Ao longo do documento, há críticas que se dirigem à entidades governamentais generalizadas, mas não se dirige à um país em específico, tratando dos riscos que poderão estourar em crises nos anos seguintes, além possuir um forte apelo emocional ao indivíduo que se depara com o texto, dando ênfase ao que pode acontecer ao planeta, se a humanidade não mudar suas atitudes.

  1.  WEF Global Risks Reports (Power And Values)

Outra instituição que contribui com um ponto de vista sobre esses riscos, é o "Forum Econômico Mundial" (World Economic Forum), que anualmente publica a revista, "Relátorio dos Riscos Globais" (Global Risks Report), na qual são feitos diversos apontamentos e interpretações dos acontecimentos recentes do mundo, procurando avaliar os riscos de crises gerais acontecerem, baseados nos rumos tomados pela humanidade.

Os riscos geopolíticos presentes no capítulo, "Poderes e Valores" (Power and Values) possuem como seu foco as mudanças nas dinâmicas do poder, e como essas mudanças afetam a politica, e a economia global.

O mundo se tornou, segundo o texto, multiconceitual, o poder deixou de ser exclusivo de uma potência, e passou a se dividir entre diversas potencias do globo, quebrando a ideia de que prevaleceriam as normas democráticas do mundo ocidental. Esse “multiconceitualismo” levou ao crescimento de tensões entre a ideia do controle e o papel do Estado, que se vê enfraquecido diante de situações geradas por motivos diversos, sejam eles de ordem política, ou econômica.

O documento continua a discorrer sobre como os valores sob o suposto “multiconceitualismo” ficariam, perante uma crise generalizada, por exemplo, o aquecimento global, isso dificultaria uma ação em conjunta contra o problema, gerando assim, um enfraquecimento do multilateralismo.

O documento finaliza sua análise mostrando que, se essas tensões continuarem a progredir, o fluxo comercial mundial, só tenderá a diminuir.

 

  1. Opiniões Convergentes: As concordâncias entre os dois textos

Embora os dois documentos pela natureza de suas instituições, possuam diferentes visões de mundo, eles também possuem pontos em que convergem, nesses pontos, os problemas são visíveis às duas instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com