TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOÉTICA E SUAS INTERDISCIPLINARIDADES

Artigos Científicos: A BIOÉTICA E SUAS INTERDISCIPLINARIDADES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

A Bioética, seus princípios e sua interdisciplinaridade

1) Relacione e analise os princípios gerais estabelecidos pela bioética moderna.

São três os princípios gerais que norteiam a bioética moderna, quais sejam:

• Princípio da beneficência – como o próprio nome já diz, deve-se buscar fazer o bem às pessoas. Neste princípio também entende-se que deve evitar o mal. Desse modo, sempre que o profissional propuser um tratamento a um paciente, ele deverá reconhecer a dignidade do paciente e considerá-lo em sua totalidade (todas as dimensões do ser humano devem ser consideradas: física, psicológica, social, espiritual), visando oferecer o melhor tratamento ao seu paciente, tanto no que diz respeito à técnica quanto no que se refere ao reconhecimento das necessidades físicas, psicológicas ou sociais do paciente. Um profissional deve, acima de tudo, desejar o melhor para o seu paciente, para restabelecer sua saúde, para prevenir um agravo, ou para promover sua saúde.

• Princípio que não lese a autonomia, ou, simplesmente, da autonomia – dar autonomia às pessoas é permitir sua liberdade de decisão, de gerenciar sua própria vontade sem influência de outras pessoas. Às vezes essa autonomia pode ser ferida, no caso de uma criança que terá dificuldade de decidir o que é melhor para ela, logo, caberá aos seus pais ou responsáveis decidirem o que deve ser feito e qual tratamento será mais adequado, conforme orientação médica.

• Princípios dos direitos de terceiro ou da Justiça - De acordo com o princípio da justiça, é preciso respeitar com imparcialidade o direito de cada um. Não seria ética uma decisão que levasse um dos personagens envolvidos (profissional ou paciente) a se prejudicar.

Todos esses princípios devem ser considerados e observados pela bioética moderna. Entende-se que há uma hierarquia entre eles. Isso significa que, diante de um processo de decisão, deve-se primeiro lembrar do fundamento (o reconhecimento do valor da pessoa); em seguida, deve-se buscar fazer o bem para aquela pessoa (e evitar um mal); depois deve-se respeitar suas escolhas (autonomia); e, por fim, devemos ser justos.

2) Explique a relação da bioética com a interdisciplinaridade.

Por envolver o ser humano, o qual traz consigo a maior complexidade do planeta, a bioética se depara diante de diversas fronteiras que devem ser consideradas e analisadas a fim de que possa existir a interdisciplinaridade, ou seja, integração recíproca entre várias disciplinas por conta de um objeto que lhe é comum, o homem. Essas fronteiras nem sempre se apresentam como algo negativo, mas sim, positivo.

Entre essas barreiras citamos as seguintes:

• A bioética e a fronteira com a filosofia – esta fronteira é marcada pela unicidade, já que a filosofia sempre se preocupou com a ética, tendo sido abordada por grandes filósofos, a qual também deve ser observada pela ciência/medicina moderna;

• A bioética e a fronteira com a teologia – este cenário é marcado por um verdadeiro antagonismo, pois onde existe uma, a outra é descartada. Todavia, há algum tempo tenta-se buscar a elaboração de uma agenda mínima comum através do consenso entre ambas, buscando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com