TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BUSCA PELA EXCELÊNCIA COMUNICACIONAL

Monografias: A BUSCA PELA EXCELÊNCIA COMUNICACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

Primeiro Desafio: A arte de comunicar-se com elegância e objetividade.

Comunicação, a ação de comunicar-se. Caracteriza-se como a artéria aorta de uma corporação, sendo uma das partes mais importantes para se obter a eficiência do trabalho. Transmite as informações aos departamentos existentes, e se ela é feita de forma clara e objetiva chega-se a excelência comunicativa.

Se a comunicação dentro de uma empresa é falha, seus resultados não serão prósperos. Dentro de uma corporação, muitas das informações geradas na diretoria não são transmitidas de forma eficaz para o restante dos colaboradores. Com intenção ou não, a maior parte dessas notícias gera impacto direto na vida dos funcionários. Quando não são divulgadas de forma adequada, tais informações podem até causar transtornos. A perda de tempo para reverter situações críticas, provenientes de um boato criado dentro de uma organização, pode comprometer a produtividade e gerar conflitos. Uma boa saída – ou a única – para evitar esse tipo de problema é investir em comunicação interna. Composta por processos de troca de informações dentro de um ambiente de trabalho, essa prática é responsável por fazer circular o conhecimento de forma vertical (da diretoria para os empregados) ou horizontal (entre funcionários do mesmo nível de subordinação).

No texto observamos uma excelente comunicação entre os investidores, diretoria e presidente com todos os departamentos. Como exemplo extraí alguns canais utilizados para se chegar em um processo comunicativo eficaz e que abrange todas as áreas. Entre esses canais estão o Relatório de administração, em que está o balanço anual e as estratégias de curto de médio prazo. Também notamos que bimestralmente a Braskem publica o Geração Braskem, uma revista com noticias sobre a empresa, seus colaboradores e seus negócios, e o Família Braskem com assuntos mais familiares.

Nelson Letaif, diretor geral da Braskem explica o processo comunicativo para se obter o sucesso: “Conversamos com várias áreas da empresa, procuramos entender novos produtos criados, dialogar com a área de pesquisa e desenvolvimento, assim podemos, quando lançamos um produto ou sugerimos uma pauta, ter um relato unificado’’. Nascida com o DNA de uma empresa que busca criar valor a partir da eficiência, da sustentabilidade e da inovação, a Braskem tem como meta perseguir uma agenda positiva de comunicação em todas as suas frentes.

2.2 Segundo desafio:

A imagem que a empresa tem (construída através do marketing, das normas/regras e etc.), precisa ser a mesma na prática, ou seja, as pessoas precisam perceber isso no dia a dia da empresa. A empresa que doutrina seus colaboradores a tratar todos com respeito, de forma ética, mas que seus chefes tratam seus subordinados com indiferença tem uma certa hipocrisia entre a conduta exigida, e a prática realizada. Isso torna extremamente prejudicial a qualquer corporação, causando desmotivação. Discursos transparentes e coerência nas práticas eleva gradativamente a chance da empresa ao sucesso, realizando assim a junção do que é exigido como norma ou conduta no dia a dia.

2.3 Terceiro desafio:

Observando minunciosamente o texto, particularmente como ferramenta de gestão eu utilizaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com