TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Busca Do Saber: Matrix Vs Clube Da Luta

Trabalho Universitário: A Busca Do Saber: Matrix Vs Clube Da Luta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 3

• Matrix

A sinopse do filme relata que “Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheu (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheu, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade”.

Dessa forma, o filme trata sobre o que é real e virtual. Em dado momento, Neo é questionado: “O que é real? Como você define o real? Se está falando do que consegue sentir, do que pode cheirar, provar, ver... então, ‘real’ são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo cérebro”. E ainda, lhe é esclarecido: “Tudo é simulação. O real é deserto”. O que nos remete ao questionamento de Sócrates: O que é? Ao questionar a realidade, a verdade, a justiça, a vida.

No filme, Morfeu define a Matrix como “um mundo dos sonhos gerado por computador, feito para nos controlar, para transformar o ser humano nisto aqui (pilha/bateria)”, referindo-se a concentração de energia. Somos energia e somos transformáveis.

A Matrix é um sistema que aprisiona e assujeita o homem. É uma metáfora. É preciso que as pessoas acordem do sistema, mas nem todos estão prontos para esse despertar. É preciso libertar a mente. O oráculo nos dá um conhecimento profundo de que “há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho”, advindo das idéias empiristas e do pragmatismo em que a experiência conta com muito na jornada humana. Ressalta ainda, “para onde vamos é uma escolha que deixo para você”.

Marilena Chauí define Sócrates comparando-o a Neo, na luta para vencer a Matrix.

E, que por mais longe estejamos da perfeição e de encontrarmos todas as repostas, a sabedoria plena eis que com o filósofo Pitágoras temos uma definição: “A sabedoria plena e completa pertence aos deuses mas os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos”.

• Clube da Luta

Clube da Luta, fala da vida de um executivo chamado Jack (Edward Norton) e da grande reviravolta que acontece em sua vida ao conhecer uma figura extremamente misteriosa e exótica: Tyler Durden, vivido por Brad Pitt (em uma de suas maiores representações).

Jack trabalhava como investigador de seguros, tinha uma vida financeira confortável, repleta de bens materiais que o tornavam um exemplo de cidadão americano consumista, porém a sua insatisfação com a vida cresce cada vez mais. Em seu dia-a-dia rotineiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com