TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio sobre o Clube da Luta

Por:   •  25/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Aluno: Renan Xavier Gomes                 Matrícula: 11.2.6103

Professor: Júlio Aguiar de Oliveira

Disciplina: Direito e Literatura

Trabalho de conclusão da disciplina "Direito e Literatura:

Escreva um ensaio de, no mínimo, 30 linhas, sobre um dos textos lidos e discutidos em "Direito e Literatura", explorando as contribuições do texto escolhido para a reflexão sobre temas relacionados ao direito e à justiça.

Como poderiam ser classificados os conceitos de justiça e direito?

A evolução da história da humanidade é extremamente instável, varia muito conforme a época, a região geográfica, as influências culturais dos vizinhos, alguma dominação por parte de uma potência estrangeira, mas as pessoas sempre tentaram se organizar para viabilizar a vida em sociedade, mesmo que alguns conceitos são completamente diferentes dos atuais, como o que poderia ser considerado uma pessoa, ou uma clara diferenciação de classes sociais previstas no ordenamento jurídico.

Thomas Hobbes já elencava que o ser humano precisava de regras para se proteger dele mesmo e do estado de natureza. Nas palavras de Hobbes, “o homem é lobo do homem”, a sociedade carecia de uma norma suprema que regesse a todos indistintamente. Assim nasceu a idéia do Contrato Social, que abarcava a todos, mesmo que a pessoa manifestadamente se posicionasse contrária àquela norma, seria uma condição para a vida em sociedade a pessoa se sujeitar ao Contrato Social.

Com o passar do tempo e a evolução do Estado Moderno até chegar ao Estado de Direito, o Contrato Social passou a ser a Constituição nas sociedades ocidentais.

No entanto, a norma suprema que devia garantir as liberdades individuais para o indivíduo e assegurar direitos e deveres para uma vida em sociedade, deixou algumas brechas para um tipo diferente de escravização, desta vez pelo consumo.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os países ocidentais entraram numa época sem nenhum conflito armado real ou grande crise financeira, gerando uma estabilidade econômica e social. As grandes empresas viram nisso uma oportunidade perfeita de mão de obra e mercado consumidor para se adequarem ao padrão da sociedade de consumo e assim serem aceitas. As pessoas que serviam de modelo para o cidadão médio passaram a ser quem o mercado dizia que eram. O homem que deve ter um emprego estável e ser bem sucedido e as mulheres que devem ser magras e bonitas. Padrões de beleza, padrões de consumo, padrões de ambientes freqüentados, tudo foi imposto para que as pessoas se sintam aceitas pela sociedade. O contrato social não é mais tão relevante, agora o que os outros acham está mais próximo do indivíduo.

As grandes corporações assumem funções cada vez mais abrangentes na sociedade além das suas idéias de ação originais. Cada vez mais tentam se fazer presentes na vida das pessoas, tentam ganhar a confiança delas e passar uma imagem de proximidade e até amizade.

Clube da Luta, de Chuck Palahniuk é uma distopia que se passa numa versão equivalente à nossa contemporânea, um modelo do homem imposto, um personagem sem nome, sente pela primeira vez que está vivo e se vê como um indivíduo quando começa a freqüentar clubes de lutas clandestinas. Pela dor e adrenalina da luta ele acha uma válvula de escape para a escravidão do consumismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com