TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação do filme clube da luta com vida liquida

Por:   •  10/6/2016  •  Resenha  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 3

Jéssica Ferreira da Silva RA 16260754

Introdução

Um filme polêmico, Fight Club ou Clube da luta em português. Lançado em 1999 com a direção de David Fincher é um drama de 140 minutos que nos leva a refletir de forma crítica a sociedade consumista na qual estamos inseridos.

“Tyler Durden: Você não é seu trabalho. Você não é o quanto de dinheiro tem no banco. Você não é o carro que dirige. Você não é o conteúdo da sua carteira. Você não é a porra da sua (calça) caqui”.

O filme conta a história de Edward Norton, um homem de classe média que trabalha em um escritório, sua vida se baseia em seu trabalho não por paixão, mas essa foi a forma que ele encontrou para sustentar sua necessidade de consumir coisas, uteis e inúteis. O seu hábito de comprar de maneira desenfreada é a válvula que desenvolveu para tentar preencher a sua pobreza existencial, contudo depois de algum tempo essa ferramenta acaba se enfraquecendo e a sua vida começa a sair dos eixos, iniciando-se pela insônia na qual foi acometido.

“Edward Norton: Com insônia, nada é real. Tudo é longe. É tudo cópia de cópia e de cópia."

Para se livrar da insônia e voltar a ter sua vida consumista e "feliz", ele começa a frequentar alguns grupos de ajuda voltados a portadores de doenças crônicas. E ao se deparar com o sofrimento alheio ele começa a sentir um estado anestésico do seu próprio sofrimento. Porém, eis que surge Marla Singer (Helena Bonham Carter), uma garota tão confusa quanto ele, e que era um espelho da sua farsa. Ela também não possuía nenhuma doença crônica, e isso se tornou uma tortura para ele, pois Marla passou a ser uma ameaça ao "disfarce" que ele havia criado.

Edward se vê manipulado pelo sistema e cria uma nova identidade (interpretada por Brad Pitt), que constrói uma linha de raciocínio lógica e surpreendente, que mostra a vida social através de uma visão crítica. Os dois protagonistas agem como se fossem dois indivíduos diferentes o tipo "bonzinho e o malvado". Tyler Durden com atitudes possui uma revolta e quer experimentar o máximo para sentir-se vivo e assim desmantelar os padrões sociais. Edward Norton passa a ser manipulado por sua mente, ele e Tyler (seu amigo imaginário) entram em uma nova fase de terapia: Lutar, bater e apanhar. Sem nenhuma finalidade, apenas para sentir-se livre, e expelir as suas angústias e frustrações surgindo então, o "Clube da Luta".

Por todo lugar foram surgindo filiais e o nome de seu criador tornou-se uma lenda. Mas ao passar do tempo, o clube da Luta foi ganhando proporções maiores, e mais perigosas. Então Tyler cria o "Projeto Caos" (ou Projeto Destruição) com a intenção de destruir o mundo capitalista. Começaram então a recrutar de forma rígida, homens que tinham que provar sua devoção à causa. O local de reunião do grupo era uma casa velha quase aos pedaços. Dali saia vários planos como a destruição de tudo que representasse a burguesia consumista e fútil.

Esses projetos preocuparam as autoridades, muitos estavam envolvidos, por todos os lados havia integrantes eram esses jardineiros, lixeiros, carteiros, recepcionistas, policiais, açougueiros enfim o país estava cercado.

Aos poucos Edward Norton compreendeu que ele e seu amigo imaginário eram na verdade uma pessoa só. E que tudo partia de sua mente, toda revolta do estilo de vida capitalista, estava guardado dentro de si. Ele somente deixou tudo vir à tona através de outra personalidade.

Tyler Durden: Somos uma geração sem peso na história, cara. Sem propósito ou lugar. Nós não temos uma Grande Guerra. Nem uma Grande Depressão. Nossa Grande Guerra é a guerra espiritual… nossa Grande Depressão são nossas vidas. Todos nós fomos criados vendo televisão para acreditar que um dia seríamos milionários, e deuses do cinema, e estrelas do rock. Mas nós não somos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com