TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO E A LINGUAGEM NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO

Por:   •  30/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 9

A COMUNICAÇÃO E A LINGUAGEM NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO

SANDRA LEBED MIRANDA

1 INTRODUÇÃO

A arte de comunicar, passar e trocar informações, entender e se fazer entendido se dá a partir da comunicação clara, precisa e exata. A falha nessa interlocução pode desordenar, ou desconstruir planos, procedimentos e operações devido a má interpretação, desalinhamento ou deterioração de dados.

O homem como ser social necessita de companhia para se manter vivo e atuante. Conviver e interagir com o outro é uma necessidade que está em igual nível das necessidades básicas, como as fisiológicas, de segurança,social,estima e auto-realização. Neste sentido, a comunicação é uma ferramenta de formação e exploração que o indivíduo se apropria para expor ideias, pensamentos e opiniões que irão mediar as relações conduzindo assim a convivência humana através da linguagem.

Geraldi (1997, p 41) define a linguagem como instrumento de comunicação afirmando:

A linguagem é um sistema organizado de sinais (signos) que serve como meio de comunicação entre os indivíduos. Em outras palavras, a língua é um código, um conjunto de signos, combinados através de regras, que possibilita ao emissor transmitir certa mensagem ao receptor. A comunicação, no entanto, só é estabelecida quando emissor e receptor conhecem e dominam o código, que é utilizado de maneira preestabelecida e convencionada. (GERALDI 1997, P 41)

A linguagem aqui pode ser definida como o intercâmbio da relação do ser humano com o seu interior através da exposição da fala oral, ou gestual. Assim, a linguagem é quem irá nortear o comportamento. Tanto a linguagem interior quanto a exterior é responsável pela mediação na estruturação do currículo. Assim, essa complexa ação de ser intelectual e ao mesmo tempo comunicacional possibilita a multiplicidade de relações individuais e coletivas que irá fomentar a construção do currículo.

Moreira e Silva (1997, p. 28), afirmam que “o currículo é um terreno de produção e de política cultural, no qual os materiais existentes funcionam como matéria prima de criação e recriação e, sobretudo, de contestação e transgressão”. O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno.

O currículo pode ser definido como uma construção social estando diretamente ligado a um momento histórico de uma determinada sociedade, a partir de realidades diferentes, estabelecendo objetivos em relação aos conhecimentos que se pretendem construir a partir da realidade local. Silva (1996, p.23) neste sentido destaca que [...] em suma, currículo, poder e identidades sociais estão mutuamente implicados. O currículo corporifica relações sociais.

Neste enfoque, pretende-se abordar a temática: “A comunicação e a linguagem na construção do currículo”, refletindo quanto a sua real função social. Repensar o que se aprende filtrar as informações, vai muito além da lista de conteúdos formais que se aprende ao longo da vida. No momento em que as aprendizagens são mediadas por instrutores ou educadores o indivíduo agrega novos conhecimentos que irão resignificar o currículo.

Para fundamentar o presente trabalho, buscaram-se subsídios em Aplle, Ferreira, Freire, Geraldi, Piaget, Moreira, Sacristan, Silva entre outros importantes nomes para o enriquecimento da pesquisa.

2. LINGUAGEM X COMUNICAÇÃO

A linguagem outrora era concebida como um mecanismo apático, que era utilizado apenas como descrição de desejos e sentimentos, sem muita importância .Atualmente percebe-se a linguagem como alavanca que permite alterar, modificar e transformar os indivíduos, devido a diversidade de linguagens existentes atualmente. Travaglia (2009, neste sentido destaca:

O que o indivíduo faz ao usar a língua não é tão somente traduzir e exteriorizar um pensamento, ou transmitir informações a outrem, mas sim realizar ações, agir, atuar, sobre o interlocutor (ouvinte/leitor). A linguagem é, pois um lugar de interação humana, de interação comunicativa pela produção de efeitos de sentido entre interlocutores, em uma dada situação de comunicação e em um contexto sócio-histórico e ideológico. (TRAVAGLIA, 2009,P.23)

As diferentes linguagens tem como função medular as relações sociais através da comunicação, das formas de expressão, e da compreensão. Segundo Piaget (1978, p. 59) “É por meio das relações sociais que o ser humano aprende e ensina, constrói e desconstrói conhecimento. A constante interação entre o sujeito e o mundo exterior é o processo pelo qual se dá o desenvolvimento intelectual humano”. Portanto o autor afirma que o conhecimento só se efetiva quando há intenções entre sujeitos, ou seja a partir da comunicação entre os pares. Freire (1977) destaca a importância quando afirma:

O homem é “um ser de relações”, que se desenvolve por meio do diálogo constante, porque quem está no mundo, está “com”. Por isso, para haver produção de conhecimento, é necessário pensar “com”, que é bem diferente de pensar “sobre”. “Ser dialógico é não invadir, é não manipular, é não sloganizar. Ser dialógico é empenhar-se na transformação constante da realidade” (FREIRE 1977, p. 43).

Ferreira (2015) define comunicação como “ a capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, conversar, buscando o bom entendimento entre as pessoas.” Portanto, conforme sugere o autor, a troca de informações entre sujeitos são necessárias para que haja sentido a comunicação, independentemente da configuração da linguagem, quer seja de expressão de pensamento, instrumento de comunicação ou como processo de interação.

O homem como ser social é oportunizado a vivenciar diversas formas de linguagens (verbais e não verbais ) em diferentes ambientes simultaneamente ,como na própria casa, na escola, na igreja, no clube, etc. A Linguagem verbal é usada quando se transmite informações através da palavra, (seu código é a palavra leitura/escrita). Para fazer uso da linguagem não verbal é preciso usar o código de símbolos, ou seja gestos,expressão facial e corporal, nuances ao emitir sons ou tonicidade vocal.

É importante destacar que a comunicação tem como alicerce a informação, todavia esta nem sempre se transforma em comunicação devido a falta de compreensão entre o locutor e o interlocutor. Neste contexto a falta de comunicação pode estar diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com