TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA SENSO COMUM

Por:   •  31/3/2016  •  Seminário  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  13.868 Visualizações

Página 1 de 2

CULTURA

SENSO COMUM

Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Devido a esse conhecimento a palavra cultura é utilizada em nosso dia a dia com significados diferentes. Por causa desse uso, definimos e julgamos pessoas e povos, situações vividas e criamos heróis admirados e respeitados.

O conceito de cultura é bastante complexo. Para o senso comum, cultura possui um sentido de conhecimento variado adquirido por meio de diversos mecanismos. É tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdade mais profundas. Cultura é igual a conhecimento acumulado. Índios possuem cultura inferior a dos brancos. Fulano é mais culto do que beltrano.

Conclui-se que cultura para o senso comum só serve para diferenciar as pessoas, podendo ser sinônimo de sofisticação ou um diferenciador. Não existe pessoa sem cultura, pois todas pertencem a um determinado grupo, com seus hábitos e costumes.

CIENTIFÍCO

O senso crítico é uma atitude de dúvida, antes de mais nada, a ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata ás coisa, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Por isso, onde vemos fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências precisam ser explicados. Devido a esse conhecimento o senso crítico tem por base aquilo que é concreto: a pesquisa,  a reflexão, a analise e a crítica.

Culturalmente o senso crítico é muito mais aproveitável para o indivíduo. Isso deve-se ao fato de que ao utilizar o senso crítico o indivíduo passa a pensar e refletir e com isso aprimora suas capacidades intelectuais.  

Segundo Edward B. Tylor cultura do ponto de vista científico " É aquele todo complexo que inclui conhecimento, arte, crença, moral, costumes e outras capacidades e hábitos adquirisos pelo homem como membro da sociedade."

RESUMO

O conhecimento científico é objetivo e está em constante evolução, enquanto o senso comum é subjetivo e perpetua hábitos e tradições. Podemos afirmar ainda mais que o conhecimento científico utiliza sistematização de metodologia própria e seu aprendizado se dá por estudos, análises e observação, enquanto isso, no senso comum não utiliza sistematização de metodologia e seu aprendizado se dá por forma de erros.

A SIMBOLIZAÇÃO DA VIDA SOCIAL

Todas as culturas dependem da capacidade de simbolização. Os símbolos de uma cultura são visíveis, como, por exemplo, nas religiões, nas vestimentas e até mesmo nos hábitos alimentares.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com