TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito sociológico de Cultura do conceito de Senso Comum

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3


Estudo Dirigido

 

  1. Como diferenciamos o conceito sociológico de Cultura do conceito de Senso Comum?


Refere-se ás formas de vida dos membros de uma sociedade ou de grupo dentro da sociedade, senso comum é a compreensão do mundo resultante da herança fecunda baseada nas experiências acumuladas por um grupo social. O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como "normais", sem depender de uma investigação detalhada para se alcançar verdades.

  1. Em que consiste a Cultura?


A cultura de uma sociedade consiste em tudo aquilo que se conhece ou acredita para influenciar de uma maneira aceitável os seus membros. A cultura não é um fenômeno material: não consistem em coisas, pessoas, condutas ou emoções.

  1. Em que consiste os aspectos tangíveis e intangíveis da cultura? De exemplos.


A cultura possui tanto aspectos tangíveis - objetos ou símbolos que fazem parte do seu contexto - quanto intangíveis - ideias, normas que regulam o comportamento, formas de religiosidade.

  1. Em que consistem e como se relacionam entre se os valores e as normas?


Esses aspectos constroem a realidade social dividida por aqueles que a integram, dando forma a relações e estabelecendo valores e normas. Esses valores são características que são consideradas desejáveis ou indesejáveis no comportamento dos indivíduos que fazem parte de uma cultura, como por exemplo, o princípio da honestidade que é visto como característica extremamente desejável em nossa sociedade. As normas são um conjunto de regras formadas a partir dos valores de uma cultura, que servem para regular o comportamento daqueles que dela fazem parte. O valor do princípio da honestidade faz com que a desonestidade seja condenada dentro dos limites convencionados pelos integrantes dessa cultura, compelindo os demais integrantes a agir dentro do que é estipulado como “honesto”.

  1. Considerando os valores e as normas como aspectos específicos de cada cultura em que consiste o relativismo cultural e o etnocentrismo?


O relativismo cultural é essa noção que permite ver os diferentes hábitos, traços e valores de um indivíduo na relevância de seus valores culturais. O relativismo cultural concede essa flexibilidade onde nenhuma cultura passa a ser denominada como superior ou inferior. Todos os valores, normas e traços podem ser vistos na relevância cultural.O etnocentrismo, por outro lado, é o extremo oposto do relativismo cultural. O seguidor dessa filosofia não só considera a sua cultura como a mais suprema de todas como exclui as demais.

  1. Qual a função sociológica dos valores e das normas?


São as ideias que definem o que é considerado importante, valido e desejado. Essas ideias abstratas ou valores dão sentido e fornece direção aos humanos enquanto estes interagem com o mundo social.

  1. Como os homens aprendem a sua cultura?
  2. Como são diferenciadas a socialização primaria e a socialização secundaria?

A socialização primária é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância e em virtude da qual se torna membro da sua sociedade. A socialização secundária é qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo, já socializado, em novos sectores do mundo objetivo da sua sociedade. É já evidente que a socialização primária, em geral, é a mais importante para o indivíduo e que a estrutura básica de toda a socialização secundária se deve assemelhar à socialização primária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com