TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Corrosão do Caráter

Por:   •  3/5/2018  •  Artigo  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

O segundo capítulo de "Corrosão do Caráter", de Richard Sennett, inicia-se com o autor explicando que a sociedade moderna está se revoltando contra a rotina e a burocracia. Neste capítulo, o objetivo do autor é, através da apresentação das ideias de Adam Smith e Denis Diderot, explicitar o debate acerca dos benefícios e malefícios da rotina, e abrir uma discussão relativa a como o conceito se aplica atualmente (ou seja, no capitalismo flexível).

A conclusão do segundo capítulo de Sennett se dá em dois parágrafos e, por terminar em uma pergunta, abre alas para um outro nível de debate acerca da relação entre a flexibilidade e a rotina. Seguido de sua afirmação inspirada em Giddens acerca do fato de que uma vida pautada por impulsos momentâneos e sem hábitos é, de fato, uma existência irracional, o primeiro capítulo começa dizendo que a ideologia de flexibilidade insinua a morte da rotina, pelo o menos nos setores dinâmicos da economia. Conquanto, o autor diz que a maior parte dos trabalhadores ainda opera sob o sistema fordista em fábricas, e que os trabalhos modernos (como aqueles realizados em frente à computadores) ainda são bastante repetitivos e rotineiros. Sennett explica que, para os que acreditam que a rotina não é degradante, o foco deveria ser direcionado ao ambiente de trabalho, de maneira que fábricas e escritórios tornassem-se ambientes de cooperação, como aqueles idealizados por Diderot.

O segundo e último parágrafo de conclusão abrange o outro lado da linha divisória na questão da rotina, e começa se referindo àqueles que a enxergam como sendo corrosiva. Aqueles que Sennett chama de "herdeiros de Adam Smith", de acordo com o próprio autor, hostilizam a própria forma estrutural do trabalho que acomete a rotina. Para este grupo, existem duas motivações. A primeira, é claro, é ânsia por lucro e por produtividade. A segunda como que "relega" a pura ganância, e abrange o desejo pela experiência flexível, pela própria crença nos atributos da espontaneidade. Sennett agora diz que a questão não é mais se a rotina é ou não benéfica para o trabalhador e para a sociedade, e sim se a flexibilidade, incerta como esta é, será de fato capaz de retificar o mal humano que ataca (a alienação apática). O autor, por fim, termina o parágrafo (e, assim, o capítulo), com uma pergunta: como, então, irá a flexibilidade tornar o ser humano em alguém mais engajado e responsivo?

Dois vídeos ilustram as visões apresentadas por Sennett extremamente bem: Rosas Danst Rosas e Dancer in the Dark. O primeiro apresenta uma concepção de rotina similar a de Adam Smith. Nele, temos 4 dançarinas, cada uma sentada em uma certa distância da outra e usando as mesmas roupas.. A música tocada é extremamente rítmica, cronométrica (lembrando sons fabris), e, acima de tudo, repetitiva. O ambiente remete a ideia de controle, de tempo de relógio. Os movimentos das dançarinas são similares entre si e sempre seguem a música. O aspecto mais importante da dança é o fato de que, apesar da rotina ser claramente a mesma, as dançarinas não interagem entre si; estão vivendo a mesma coisa, no mesmo espaço, porém sozinhas (apesar de reconhecerem a presença das outras). Os movimentos parecem ser extenuantes, e as dançarinas apresentam sinais de cansaço, suspirando ou desacelerando (mas sem nunca sair da rotina, sem nunca parar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com