TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Critica a Moral Nietzche

Por:   •  23/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

Critica a moral Nietzche

Quando falamos Friedrich Nietzsche, filosofo concunha cientifico religioso, o mesmo causa muita polemica e controversias á respeito de suas obras e seus pensamentos polirizados com relação a religião e Deus. Inicialmete é de extrema relevancia e puramente academica tomar o conhecimento de sua infância "tramo-religiosa", Nietzsche foi criado em um lar protestante, com um pai severo e religioso, em determinada situação seu irmão fica doente, e ele intervem a seu "cruel Deus', não atendendo a seus caprichos que vão contra á biologia basica de viver e morrer Nietzsche se enche de amargura. Então ele afirma, que no dia em que seu pai vestido de aparatos negros de pastor nos fundos do templo, sepultava seu irmão, enquanto a torre soava as badaladas do sino, assim era sepultado o Deus de seu pai, mas foi finalmente quando ele teve que sepultar o pai que ele afirmou "Deus esta morto".

Invocando assim seu passado ficam mais claras suas razôes anti-cristas, e ateias segundo a mesma linha de pensamentos é importante relembrar que seu modo racionalista de ser existencial era plausível em sua época de descobertas científicas, onde a ciencia era antagonica á Deus, hoje estudando a teoria das cordas, a mecanica quantica mais profundamente fica insustentável sua apologética anti-religiosa.

Analizando á critica a moral empregado por Nietzsche, em "Genealogia da moral, pode-se perceber que ele relativiza a moral, e pretende desmascara-la como absoluta, a moral esta entrelaçada com o poder, é ela se faz necessaria, pensamos: só existe poder/moral, porque humanos é no plural, não existiria a ideia de poder se existisse um uncico homem,logo como somoshomens e mulheres, e cada um de nós tem autonomia e propriedade de si mesmo, tendo assim que viver em harmonia se faz necessario que o poder seja estabelecido. Tendo essa concepção de moral/poder, deve-se entender que quando falamos destes conceitos é importante separar o poder vassolo do poder que serve. O poder poder opressor e aristotélico, já perde sua propria razão de ser, ao contrario o poder em sintonia de harmonia e com o intuito de servir de forma equiparada e imposto para detrimento de uma sociedade.

LEIS ÉTICAS UNIVERSAIS

compilando a moral e a etica podemos apontar inumeras questões permitentes para uma socialização justa para todas as partes. Como foi citado anteriormente, a moral esta diretamente ligada ao poder, porem não necessariamente isso possa ser demonizado conceitualmente como é proposto por Nietzsche, porque a moral se faz necessaria em convivio multipessoal. Deixando a moral, e entrando campo etica universal, qual conceito seria aplicado? No conceito Kantiano do imperativo categórico, "age sempre de tal forma que a tua conduta possa ser levada a lei universal". Aplicando essa maxima nos dias de hoje, ele acaba caindo em absolescência, como por exemplo: Se a conduta muçulmana fosse universalizada nos destruiriamos entre si, pois suas crenças imponderadas nos levariamos a ruina. Pode-se faer inumeras analogias que nos levariamos ao fracasso, estabelecendo esse conceito filosofico, isso estando longe de ser o real objetivo, permitimos para outra lei universal.

A etica Aristotelica inicia-se com o estabeleciemento da noção de felicidade, delimitando-se o que é o bem e o significado que ele tem para o homem, "somente quem conhece o bem consegue encontrar a felicidade''. Ele começa com a etica nicomaquela dedicada ao seu filho Nicomaco, o mesmo fala que o bem é a finalidade de todas as coisas. Em relação a etica, o bem leva cada individuo a ser capaz de viver com o outros na polis.

Para Aristoteles, a finalidade da politica (que por sua vez possa ser substituída pela palavra poder), é a busca do bem de todos os hoemens. Qual é  o bem ? A felicidade.

Para maior embasamento, analizamos o conceito Platonico da etica, sitado em sua obra "A Republica", este por sua vez, relacionado com a filosofia politica (poder), assim buscando um ideal útopico.

Por ser denominado como "utopico" não deve-se assim ser diminuido, porque qual a razão de nossa existencia se não por paixões e sonhos utopicos? Isso que nos move e nos da vida para em nos mesmos lutar pela utopia.

Vejamos entao seu maxima: "Dar a cada um o que lhe corresponde segundo sua natureza e seus atos". Simplificando, a injustiça ou a imoralidade nasce quando você trata alguem de forma que não corresponde sua natureza e seus atos, segundo sua propria consciencia. Se pensarmos que cada "coisa" no seu lugar não haveria mau no mundo, porque não existe uma unica coisa que em nenhum lugar no mundo ela pode ser visse para algo, pois se existisse uma unica molecula em que em todos os lugares ela fosse má, logo ela seria absolutamente má, e se existe o mau absoluto logo não pode haver o bem absoluto, pois dois absolutos nega a propria lei do cosmo e do universo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com