TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crítica Socrática

Por:   •  2/9/2022  •  Resenha  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

A crítica socrática advém do fato de que os sofistas nada mais eram do que transferidores de falsas verdades e faziam do uso persuasivo da palavra, porque  afinal, não tinham como finalidade alcançar a verdade efetiva das coisas e sim vencer debates, devido a esses fatores no mundo grego, os sofistas acabam por se destacarem perante ao filósofos devido a sua objetividade concreta e fala retórica mais atrativa socialmente, até porque estes eram professores que cobravam por seus ensinamentos e frisavam suas ‘’ verdades ‘’ como corretas e de que essa verdade estaria bem longe do mundo das ideias.  Sócrates ao percorrer as ruas de Atenas indagava aos atenienses  o que eram os valores nos quais acreditavam e que respeitavam ao agir.  As perguntas mais indagadas eram:  ‘’ O que é coragem?’’ O que é a justiça?’’ O que é a piedade? ‘’ O que é amizade? ‘’ e por fim os atenienses respondiam como virtudes. E com sua maiêutica Sócrates voltava a perguntar: ‘’ O que é virtude? ‘’  tendo como resposta: ‘’ É a forma de agir conforme o bem.  E por fim Sócrates questionava:  O Que é bem?, ocasionando assim uma certa irritação por parte dos atenienses por Sócrates, o que acabava por revelar que estes respondiam sem pensar no que diziam. E o intuito era justamente ocasionar esse auto questionamento do indivíduo e que ele passe a pensar por si só.  

“Os sofistas são simplesmente professores de eloquência, que andam de cidade em cidade, professores de retórica que ensinam a arte de falar em público. Ao aprender a defender uma tese, seja ela qual for, ao encontrar os meios para levar a melhor sobre o adversário numa discussão, os sofistas participam na elaboração de uma “razão-discurso”. Num regime em que a persuasão é um dado fundamental do jogo político, os sofistas vão ensinar a defender a tese e a antítese com igual brio (…)

Características da sofística:
- Tinha como objetivo práticos: Preparar os jovens para a disputa política e jurídica.
- Preocupava-se mais com a forma do que com o conteúdo do discurso.
- Os mestres da oratória e da eloquência faziam da retórica uma técnica persuasão.
- Transformando o discurso numa arte de sedução, a sofística transformou-se num instrumento de manipulação devido à sua postura relativista quando a questão do “saber” e da “verdade”, desenvolveu o recurso à noção de “prova”
- Privilegia a opinião “doxa”

Característica da filosofia:
- Tem por objetivo de investigação procura/pesquisa racional da verdade absoluta e universal
- É um meio de procurar a verdade e o aperfeiçoamento do ser humano – coincidência das dimensões gnosiológica e ética.
- Visa o esclarecimento e a compreensão através do exercício da razão
- Privilegia a sabedoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com