TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIALÉTICA E MATERIALISMO

Por:   •  14/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

    Karl Marx foi considerado o fundador do socialismo científico e o responsável pela teoria comunista. Suas teorias sobre a sociedade capitalista e sua superação foram de tamanha importância que a sociologia contemporânea tem sido uma enorme tentativa de fazer cair por terra ou negar as questões que ele levantou. Ele fala sobre revoluções que a sociedade deve exercer a partir de suas obras. Sua literatura era uma espécie de “intimação”, não apenas uma obra para ler, fechar o livro e nunca mais utilizar.

DIALÉTICA E MATERIALISMO

    A partir da ótica em que a tradição de filosofia era gerida na Europa até o início da modernidade era de que além do mundo sensível, existia uma espécie de outra dimensão mais concreta e cheia de essências imutáveis que eram consideradas os verdadeiros objetos do conhecimento, as transformações que aconteceram eram apenas aparência.

    Na concepção de Marx, a mente e o corpo são inseparáveis, e a dialética é uma ferramenta que se utiliza para compreender a história. E no caso da dialética materialista, Marx diz que o materialismo tem relação com as ações psicológicas e sociais de uma sociedade, que no caso a capitalista de sua época. E por meio dessas relações, a sociedade e o ambiente criam o mundo ao mesmo tempo em que são criados por ele.

CLASSES SOCIAIS E ESTRUTURA SOCIAL

    Para Marx, só existem duas classes socias, a burguesia (que são quem detêm o poder e os meios de produção), e o proletariado (que são os trabalhadores explorados pela burguesia). Para ele, a divisão do trabalho é apenas um modo de mascarar a exploração dos proletariados pelos burgueses afim de aumentar os lucros do próprio burguês em troca de um salário nada justificável e uma estagnação da sociedade que nunca irá evoluir, sempre como se o proletariado fosse passado para trás.

    Marx, ainda definia a estrutura como “a forma da produção social independente de suas vontades”. E dizia que “a estrutura social seria o produto da relação dialética entre a superestrutura e a infraestrutura.”

LUTA DE CLASSES

    Segundo Marx, a luta de classes só terá fim quando o capitalismo também tiver um fim e acabarem-se as classes sociais. Ele fala sobre a ditadura do proletariado, que consiste em que o proletariado vende sua força de trabalho para a classe detentora dos bens.

    Um outro conceito também, é a mais valia em que ele relaciona a força, o tempo e o lucro realizados em um trabalho, para a burguesia e compara com a do proletariado, uma vez que o tempo e a força são pequenos e o lucro alto para os burgueses e totalmente o contrário para os proletários.

A ECONOMIA CAPITALISTA

    Para Marx, a mercadoria seria o ponto chave do capitalismo. Ela é tudo que o homem produz, toda a capacidade de produzir. Ele diz também, que a divisão social do trabalho é quem cria a necessidade de mercado, cada um produz uma coisa e no fim sempre pensando no consumo próprio de cada produto para a própria subsistência, mesmo quando são vendidos a moeda, que no fim, é sempre para a subsistência.

TRABALHO, ALIENAÇÃO E SOCIEDADE CAPITALISTA

    Marx diz que a alienação vem do trabalho, uma vez que o trabalhador se torna muito bom naquilo que ele faz, mas não tem conhecimento nenhum sobre nenhuma outra parte do produto final, sendo assim ele nunca produz algo sozinho e se torna dependente de outros trabalhadores para que seu próprio trabalho se torne algo “útil”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com