TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Defesa De Sócrates (Platão)

Pesquisas Acadêmicas: A Defesa De Sócrates (Platão). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

O livro trata-se do julgamento de Sócrates. Durante todo o julgamento Sócrates é responsável por sua própria defesa declarando que dirá somente a verdade e que seus acusadores nada disseram de verdade, embora convincentes. Sócrates declara não ser um orador, utilizando linguagem comum para que todos possam seguir seu raciocínio e que todos ali presente, julgassem a sua causa e não seu modo de falar.

Sócrates inicia sua defesa dizendo temer mais os antigos acusadores do que os novos, pois estes já o acusam através dos anos. Sócrates declara as falsas acusações, na qual diz que ele comete crime, investigando as coisas terrenas e celestes, e tornando mais forte a razão mais débil e ensinando aos outros. Em sua defesa cita a comédia de Aristófanes, onde um tal de Sócrates anda pelos ares e exibindo tolices. Sócrates também diz nunca ter se interessado por tal ciência e que se preocupa com a conduta moral.

As acusações que mais pesam sobre Sócrates é de não reconhecer os Deuses que o estado reconhece, introduzir novos Deuses e corromper a juventude. Essa acusação é assinada por Meleto. Por diversas vezes no julgamento Meleto confunde-se em suas acusações contra Sócrates.

Assim julga a morte preferível à desgraça, escolhendo viver de acordo com seus ideais e deuses, do que fazer o contrário, tendo que a verdadeira desgraça seria descumprir tudo o que acreditava, desobedecendo aos deuses, para salvar sua própria existência, tem como caminho escolhido, aquele que o conduziria à verdade, à sabedoria. Assim, não desonrando seus princípios, Sócrates dirige-se aos Atenienses dizendo que o absolvam ou não, mas que por certo não faria jamais outra coisa. Entre seus alunos estavam os seus melhores amigos e defensores, visto que vários estavam ali em seu favor e assistência. Mas, apesar deste tipo de assistência, recusava a presença de sua família, tendo como única verdade a sua defesa.

Por fim Sócrates é considerado culpado e condenado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com