TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dissertação na Filosófica

Por:   •  20/9/2021  •  Resenha  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade no Portfólio

Objetivos

Refletir sobre o papel da leitura e da escrita na compreensão humana da realidade.

Perceber a natureza da relação entre filosofia, escrita e produção de sentido.

Descrição da atividade

Para esta semana você irá realizar uma atividade que deverá ser desenvolvida em duas etapas:

1) Após realizar as leituras das Unidades 1 e 2, bem como as leituras indicadas nos Conteúdos Digitais Integradores (CDI) de cada unidade, elabore um texto descritivo (de 1 a 2 laudas) sobre o conteúdo que mais despertou seu interesse, até o momento, ao cursar essa disciplina.

2) Em seguida, continuando seu texto, relate sobre a maior dificuldade que você encontrou ao realizar essa atividade.

A disciplina de Dissertação Filosófica na unidade 1 nos descreve sobre a leitura filosófica, mais precisamente sobre o ato de ler; e na unidade 2 descreve sobre o desenvolvimento da escrita e a revolução na comunicação humana, ou seja, o surgimento da mesma e como ela foi importante para que ocorresse a transmissão do conhecimento.

Nesse sentido, a unidade 1 tem início com o tópico “o ato de ler”, em que o objeto da mesma é a produção de textos, cujo conteúdo seja capaz de fazer uma referência ampla, radical e rigorosa à realidade, como convém à natureza própria da Filosofia e do ato de filosofar. Além disso, o desenvolvimento da capacidade leitora é condição fundamental para a prática da escrita. Logo, para ser um bom escritor, é preciso ser antes um bom leitor. Partindo desse ponto destaca-se a palavra ler, que se origina do latim legere, palavra originária da agricultura, no sentido de colher, separar, escolher, como alguém que separa os frutos de uma árvore. Ao nos depararmos com um texto escrito é exatamente isso que fazemos: colhemos a informação que o mesmo nos emite, e com elas, construímos algum tipo de significado.

A partir de uma leitura atenta, compreende-se que ler é mais do que decodificar caracteres, é atribuir sentido; assim, lemos um som, um gesto, uma figura, um movimento, uma situação, um texto e, por fim, o mundo. Além disso, a leitura pode ser compreendida como um processo que se desenvolve em cinco dimensões: neurofisiológica, cognitiva, afetiva, argumentativa e simbólica. Logo, reforça a ideia de que a leitura constitui algo bem mais amplo que um ato ou ação: ler é um processo. Desta forma, parte do pressuposto que a leitura não pode ser tomada somente como um talento ou um dom, mas de muitas competências desenvolvidas ao logo de sua existência. Por isso, há três elementos importantes que devem ser citados: o talento, a habilidade e a competência.

O talento “são características inatas em cada indivíduo que o conduzem, de modo satisfatório, ao aprendizado e à realização de certas atividades”; a habilidade é “a capacidade que implica o saber fazer” e a competência “significa um conjunto de habilidades, conhecimentos, vivências e até mesmo de talentos mobilizados para a realização eficaz de determinada ação ou tarefa”. Nesse sentido, podemos citar um exemplo muito simples, como o andar de bicicleta, pois, é uma competência que exige do indivíduo a mobilização de vários conhecimentos, habilidades e talentos. Em suma, podemos dizer que ler não se trata de uma habilidade, mas sim, de uma competência.

Na unidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com