TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Seus Meios

Por:   •  28/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estácio de Sá

Curso de Licenciatura em História

Disciplina: Filosofia da Educação

Professor(a): Cyntia Maria

Título da Atividade Estruturada: Educação e seus meios

Aluna Autora da Atividade: Izabella Maia de Almeida

Data: 29/10/2018

Esse relato refere-se à observação geral feita em uma sala de aula do ensino particular fundamental II, sobre a atividade exercida pela professora bem como sua comparação com as teorias de aprendizagem. Desta forma, é possível constatar a aplicação da teoria na prática e realizar uma análise comparativa entre o discurso da professora com seu trabalho em sala.

A pratica desta atividade foi dividida em duas etapas: a primeira se constituiu na observação da aula em como os alunos e a professora se relacionavam; e a segunda, ao fim da aula, foram feitas as perguntas para a professora.

Esse trabalho tem como propósito determinar os diferentes metódos de ensino, interligando as teorias dos principais autores utilizados pela escola e educadora.

Ante aos problemas educacionais enfrentados atualmente, como a má aplicação da teoria por parte dos professores ou até mesmo falta dela, deu-se a importância deste trabalho. Estes problemas podem ser causados pela qualificação quase nula, a falta de interesse dos educadores que não buscam tornar as aulas interessantes.

Metodologia

Para a realização do trabalho, a observação foi feita em uma escola particular de pequeno porte, na cidade de Barra Mansa- RJ. A escola observada é exclusiva do ensino infantil. A estrutura da escola não é ampla, porém é dividida em setores próprios para cada atividade, possui uma quadra pequena, sala de brinquedos, sala de informática e as salas de aula.

A sala de aula é estruturada, possui quadro branco, sistema de ventilação, janelas e as paredes são decoradas com o alfabeto e as atividades das crianças. Os alunos se sentavam em cadeiras individuais, os materias individuais, cada criança levava de casa o lanche.

Foi estabelecido contato com a diretora da instituição, para a autorização da realização da atividade, onde a mesma foi diretamente a professora e solicitou a permissão para a observação.

A série observada é a do 2° ano do fundamental, composta por quinze crianças, das quais, três não estavam presentes.

Baseada em um feriado nacional (Sete de Setembro) a professora trabalhava as bandeiras e a localização dos diferentes países do mundo.

Posteriorimente a professora entregou uma folha com atividades sobre escrita para as crianças que consistia em juntar as sílabas para formar as palavras desenhadas ao lado.

Ao final desta atividade, foi o horário do lanche, onde as crianças podiam comprar o lanche (pizza) ou trazer de casa. Todas forraram as mesas e comeram em silêncio.

Ao final do lanche, as crianças foram escovar os dentes, e na volta foi entregue os livros das atividades de casa corrigidos e logo depois, uma atividade de matemática, onde as crianças tiveram mais dificuldade.

O último procedimento trata-se da entrevista com a professora, na qual foram feitas três perguntas que envolviam seu conhecimento teórico e as aplicacões práticas. A entrevista foi feita de forma simples e rápida, pois as crianças ainda estavam em sala. Para não ser perdida nenhuma informação relevante fosse perdida, a entrevista foi gravada após a autorização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com