TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Esquizofrenia

Por:   •  4/4/2018  •  Resenha  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

Esquizofrenia

Ariane Garetti

Igor Munuera

Mariana da Silva Souza

Monique Lisboa

Introdução

O conceito moderno de Esquizofrenia foi formalizado pelo psiquiatra alemão Emil Kraepelin no final do século XIX, e o termo, criado por Eugenio Bleuler em 1911, a partir do grego schizo (dividir ou clivar) e phren (mente), significa literalmente mente desdobrada, ou seja, cisão das funções mentais, pensamento “separado” da realidade, dissociação entre o pensamento do doente e a realidade física do seu corpo e do ambiente

A Esquizofrenia é uma síndrome onde podem ocorrer uma complexidade de manifestações de distorção de pensamento, emoção, comportamento e movimentos, e da percepção da realidade externa. É a doença com mais prevalência dentre os pacientes com problemas psiquiátricos, cerca de 1% de população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde, ou seja, aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o mundo desenvolveram essa doença. Pode começar com um surto psicótico, e pode atingir homens por volta dos 20 anos e mulheres a partir dos 25 anos de idade. O surto está associado com alucinações, delírios e falta de organização dos pensamentos e mania de perseguição.

É um transtorno de longa duração no qual o indivíduo experimenta períodos de crises e remissões que resultam em deterioração do funcionamento do doente e da família, causa diversos danos e perdas nas habilidades de todo grupo: diminuição da habilidade para cuidar de si mesmo, para trabalhar, para se relacionar individual e socialmente e para manter pensamentos completos.

 As principais causas de morte na esquizofrenia são os suicídios, acidentes e outras patologias associadas como depressão, e problemas com o consumo de drogas. O portador de esquizofrenia apresenta problemas cognitivos, como dificuldade em abstração, déficit de memória, comprometimento da linguagem e falhas no aprendizado.

Sintomas característicos

Os primeiros sintomas da doença mostram certa perda de energia, iniciativa e interesses por parte do paciente, e ainda um humor depressivo, com vontade de isolamento. Pode ocorrer negligência com a aparência pessoal, desenvolvendo grande baixa estima no paciente. Outros sintomas são as alucinações e delírios, transtornos de pensamento e fala, perturbação das emoções e do afeto, déficits cognitivos. As alucinações visuais ocorrem em 15%, as auditivas em 50% e as táteis em 5% de todos os sujeitos, e os delírios em mais de 90% deles.

Os distúrbios do comportamento na esquizofrenia incluem comportamento desordenado e comportamento catatônico. Desde o começo, o comportamento catatônico foi descrito entre os aspectos característicos da esquizofrenia. A catatonia é definida como um conjunto de movimentos, posturas e ações complexas cujo denominador comum é a sua involuntariedade.

Os fenômenos catatônicos incluem: estupor, catalepsia, automatismo, maneirismos, esteriotipias, fazer posturas e caretas, negativismo e ecopraxia. Foram encontrados sintomas catatônicos entre 5 e 10% dos pacientes com esquizofrenia. Entretanto, esses sintomas não são específicos da esquizofrenia, podendo ocorrer, sobretudo na mania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (205.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com