TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAÇAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA

Por:   •  2/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAÇAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA – UNIR

NÚCLEO: CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO: FILOSOFIA 3° PERÍODO

DISCIPLINA: ÉTICA 1

PROFESSOR: Dr. PAULO ROBERTO KONZEN

SARA HELENA SOUZA MATEUS

Resumo referente a aula dia 24 de agosto de 2017

OS CONCEITOS HEGELIANOS DE LÜGE (MENTIRA), TÄUSCHUNG (ILUSÃO OU ENGANO) E BETRUG (FRAUDE OU IMPOSTURA)

Prof. Dr. Paulo Roberto Konzen


PORTO VELHO – RO

2017

O que é mentir ou mentira?

Quando se fala de algo, na qual se está apenas reproduzindo, algo que ouviu ou leu, sem buscar a fonte da origem, para saber sua veracidade, involuntariamente estarei falando uma mentira, e pensando que estou a dizer a verdade.

Mas se ao dizer eu sei, que aquilo que falo é mentira, nesse momento estou a mentir, a diferença entre mentir e mentira, é conhecer a verdade, mas a verdade verdadeira, na mentira estamos todos nós em nosso cotidiano, sempre na busca por uma vida melhor financeiramente, e não paramos para refletir, no que ocorre ao nosso redor, se tudo realmente é o que parece ser, reproduzimos fatos e atos, sem ao menos analisarmos, e quanto ao mentir! Quem nunca o fez? Para seu próprio bem pessoal, ou talvez para que não faça outra pessoa sofrer.

A questão da verdade, é muito complexa, sofre uma variável de pessoa a pessoa, independentemente de seu critério moral, cito no campo ético, se a ética é um conceito universal, um critério que é valido aqui ou em qualquer parte do mundo, numa extensão tão grande de países e culturas, como posso falar em algo universal? Será que aquilo que diz aceito pela maioria, é de fato realmente aceito pela maioria, ou será que esse universal é a decisão de uma minoria na qual se favorecem.

Se pra Hegel uma pessoa não pode mentir e falar a verdade ao mesmo tempo, então suponho que ninguém nunca fala a verdade, segundo Heráclito: Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou. Assim, tudo é regido pela dialética, a tensão e o revezamento dos opostos. Portanto, o real é sempre fruto da mudança, ou seja, do combate entre os contrários. Um ser regido de mudança pode sim, falar a verdade uma hora, e outra hora num propósito pessoal falar a mentira, embora não seja atitude uma atitude correta, a pessoa diz a verdade ou mentira de acordo com o contexto na qual ela está inserida, são poucos os que irão dizer a verdade, sabendo que está lhe prejudicaria ou lhe tiraria a vida.

Em Hegel, o autor defende que o filósofo, deve sempre dizer a verdade, não uma verdade condicionada, mas sempre a verdade verdadeira, deve sempre buscar saber, pra que não caia em contradições e pra se dizer a verdade sempre, primeiro deve conhece-la, pois não se fala daquilo que não se sabe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com