TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO

Por:   •  25/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO IPOJUCA

UNIFAVIP -WYDEN

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Katharine Scarlet de França Pedro

TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO

CARUARU

2020

Katharine Scarlete de França Pedro

TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO

 

                                                

Atividade acadêmica apresentada à Profa. Ana Noriko, docente do Centro Universitário do Vale do Ipojuca - Unifavip - Wyden como requisito parcial para a obtenção de nota referente a Avaliação Parcial 1 (um) da disciplina: Técnicas Psicoterápicas: Fenomenologia e Existencialismo

 

CARUARU

2020

Katharine Scarlete de França Pedro - 151092117¹

¹Acadêmica do Curso de Psicologia, Centro Universitário Unifavip – Wyden -

Prof.ª Ana Noriko ²

Disciplina: Técnicas Psicoterápicas: Fenomenologia e Existencialismo

O filme trais a história do Dr.Ethan Powell um antropólogo que foi para Uganda / África, pesquisar a vida dos gorilas, sendo considerado como desaparecido, passou a viver como um deles. E é encontrado em Ruanda, sendo acusado de matar três homens e ferir dois, é detido e levado a uma prisão, após algum tempo o governo americano consegue sua custódia e o transfere para uma prisão famosa por abrigar criminosos psicopatas. O Dr. Theo Caulder é convidado para acompanhar o caso de Ethan e vê nisto um grande material para desenvolver uma pesquisa e se consagrar enquanto psiquiatra. No entanto, Ethan recusa-se a falar e há anos não profere uma só palavra. O psiquiatra, Dr. Caulder, que demonstra grande habilidade com pacientes, consegue fazer com que Ethan comece a falar. Nas demais sessões terapêuticas que se seguem, o Dr. Caulder precisa identificar, além da razão da violência, o que motivou Ethan a abandonar sua família para ir viver com os gorilas.

O filme vem trazer a importância da formação do vínculo de aliança e confiança entre terapeuta e paciente, retrata a condição humana o seu livre arbítrio nas tomadas de decisões, quanto custa ao humano a liberdade de um encontro ou a liberdade de um abandono para uma nova caminhada, trais também a crítica sobre o comportamento do homem moderno que pensa manter o controle, que o homem não tem plena liberdade nem controle e nem o domínio de nada, se tornou escravo de si mesmo de suas próprias ambições, construindo muralhas para viver a doce ilusão de que pode continuamente sobrepor-se ao outro. O filme trais a mensagem de que o protagonista, após voltar a falar, nos incita a pensar que resgatando a vida selvagem ou primitiva estamos também resgatando essências humanas, que morrem pelo poder da ambição e ilusões que criamos e aceitamos neste sistema, nos impedindo de ser nosso próprio eu, ou sentir nossa própria existência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com