TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia Geral e Jurídica

Por:   •  4/11/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.575 Palavras (11 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 11

PA nº 1 - Filosofia Geral e Jurídica

Prof. Jairo Bisol

1. O que é filosofia?

Filosofia é um campo do conhecimento cujo objeto de estudo é a existência humana. Na filosofia, o saber se desenvolve por meio da análise racional. Os valores, a mente e a linguagem também são estudadas no âmbito da filosofia, a qual, ao lançar mão desse conjunto de informações, propõe maneiras para compreensão do mundo. O estudo da filosofia pode ser dividido em cinco campos: epistemologia, lógica, estética, ética e metafísica.

2. O que é filosofia pura?

Considerando a divisão do mundo interior do indivíduo em pensamento e ação, o primeiro se refere à filosofia pura e, a segunda, à filosofia prática. Assim, a filosofia pura tem por objeto as ideias e a linguagem – atributo este que, juntamente com o livre-arbítrio, diferencia o ser humano dos demais seres vivos. Entre os princípios da filosofia pura está o de que o pensamento precisa ser coerente consigo mesmo e com o objeto pensado, ou seja, com o mundo que descreve. A filosofia pura, portanto, compreende os estudos da lógica e da epistemologia.

3. O que é filosofia prática?

Na medida em que cuida da ação humana, a filosofia prática ou filosofia dos valores tem por objeto o livre-arbítrio do ser – o querer, a vontade –, o qual se encontra na alma do indivíduo. A filosofia prática, ademais, trata do belo (amplamente analisado no campo da estética), do bem e do justo (objetos de estudo da ética).

4. O que é metafísica?

Quinto campo de estudo da filosofia, a metafísica diz respeito ao mundo exterior do indivíduo. Trata-se da “filosofia do ser”. A metafísica se diferencia das ciências particulares ao considerar como objeto de estudo o ser em sua totalidade, não as partes específicas dele.

5. Diferencie linguagem do ser e linguagem do estar.

A linguagem do ser é conceitual (descreve o conceito), abstrata, invariável no tempo e no espaço. A linguagem do estar, por sua vez, se dá na forma de narrativas, as quais são intrinsecamente relacionadas a um contexto espaço-temporal.

6. Qual a relação entre ser, conceito e natureza?

Na filosofia de Parmênides – posteriormente aprimorada por Platão –, “o ser é, o não ser não é”. Nessa tese, o “ser” está relacionado ao conceito e o “não ser”, à natureza. Conceito é o conjunto de predicados universais que qualificam o ser, que dão forma a ele. O conceito é imutável, ingênito, eterno; é a essência, que se contrapõe à aparência. Já a natureza pode ser definida como a matéria conceitualmente (linguisticamente) organizada e que se encontra em permanente mudança.

7. Qual a relação entre ser e saber (conhecimento)?

Para saber sobre uma coisa é necessário conhecer o “ser” dessa coisa. Conhecer é saber o que algo é. No entendimento da escola eleática de filosofia, o ser é o conceito, a forma universal. Para a escola jônica, porém, o ser é a coisa real, a natureza, a forma que afeta os sentidos humanos. A razão ocidental (a metafísica) surge quando Platão conclui que o ser é, em verdade, as duas coisas: o ser é conceito e é realidade. Segundo o filósofo, “o ser é; o não ser também é, mas é mera aparência”.

8. Qual a relação entre ser e predicação?

Na dimensão espiritual, o ser é conceito, isto é, conjunto de predicados universais (necessariamente presentes no ser). Na perspectiva real, no entanto, o ser ostenta mais que predicados universais: ostenta também predicados acidentais, ou seja, discutíveis, questionáveis, indefinidos. O predicado é, portanto, aquilo que delimita o ser, que faz do ser o que ele é.

9. Qual a relação entre ser e proposição?

Para Wittgenstein, “a forma lógica de uma proposição corresponde à forma lógica da realidade”, o que significa dizer que as propriedades estruturais da linguagem refletem as propriedades estruturais do ser e do mundo (teoria da propriedade interna da linguagem).

10. Qual a relação entre ser, conotação e denotação?

O fenômeno da significação – quando nomes são atribuídos a objetos – se dá em um duplo código. Tendo em vista que os nomes nomeiam seres e que os seres possuem dois aspectos, os nomes ganham dois distintos significados: um conotativo (relativo ao conceito do ser) e um denotativo (relativo à realidade do ser).

11. Qual a diferença entre filosofia do ser, filosofia da representação e filosofia da linguagem?

A filosofia nasce como filosofia do ser – é a filosofia clássica, que se concentra na busca por conhecer o ser. No âmbito da filosofia clássica, Platão divide o mundo em inferior (o mundo material, da natureza) e superior (o imaterial, dos conceitos) – neste se encontra a verdade, acessada exclusivamente pela alma. Em oposição à tese platônica, Aristóteles defende que há um só mundo e que o conceito se encontra no próprio objeto natural. Na visão dele, o conhecimento é resultado do processo em que, do conjunto de sensações resultantes do contato físico com o objeto, o indivíduo extrai o conceito desse objeto. Já a filosofia da representação nasce com Immanuel Kant na Idade Moderna, em contraposição ao domínio teocrático exercido, à época, sobre a razão. Kant não foca no ser: ele apresenta a tese de que o conhecimento é resultado da representação que a mente humana faz do ser – trata-se da filosofia da representação. Os estudos filosóficos prosseguem ao longo do tempo e, no século XX, o foco da análise passa a ser a ferramenta utilizada pelo homem para representar o ser: a linguagem. A filosofia da linguagem é a perspectiva filosófica que vigora ainda hoje.

12. Em que consiste a tese do isomorfismo entre as estruturas sintático-semânticas da linguagem e a estrutura ontológica do mundo?

Segundo Wittgenstein, “os limites da minha linguagem denotam os limites de meu mundo”. A verdade é então pensada, pelo pesquisador, como o isomorfismo entre a estrutura do pensamento e a estrutura do mundo (estruturas interna e externa). A verdade consiste, então, na “identidade estrutural entre esses dois tipos de relação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com