TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia Na Politica

Exames: A Filosofia Na Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

AS FILOSOFIAS POLÍTICAS

Questões [p.352-3], Marilena Chauí, iniciação à filosofia.

1. EXPLIQUE O QUE FOI O RENASCIMENTO.

Período no qual se espera fazer renascer o pensamento, as artes, a ética,as técnicas e a política que desenvolvidas antes que o saber tivesse sido considerado um privilégio da igreja e os teólogos houvessem autoridade para decidir o que poderia e o que não poderia ser,pensado, dito e feito. Filósofos, historiadores, poetas, dramaturgos, retóricos, matemáticos, astrônomos, médicos, todos os autores antigos começam a ter suas obras redescobertas e interpretadas, seustextos passam a ser traduzidas, lidos, comentados e aplicado.

2. COMPARE AS TEORIAS MEDIEVAIS E AS TEORIAS RENASCENTISTAS NO TOCANTE À POLÍTICA E À RELIGIÃO.

Embora diferentes e, muitas vezes,contrárias, as obras políticas medievais e renascentistas operam num mundo cristão. Isso significa que, para todas elas, a relação entre política e religião é um dado de que não podem escapar. As teoriasmedievais são ou diretamente teocráticas( o poder pertence apenas a Deus, que o concede a alguém por um favor especial) ou indiretamente teocráticas ( a origem do poder está na natureza social do homem,mas o fundamento do último do poder político encontra-se na lei divina revelada), enquanto as renascentistas procuram evitar a ideia de que o poder seria uma graça ou um favor divino e que seentra determinando diretamente pela lei divina. No entanto, embora recusem a teocracia, não podem recusar uma ideia cristã, qual seja, a de que o poder político, só é legítima se for justo e só será justose estiver de acordo com a vontade de Deus e a Providência divina. Assim, elementos de teologia continuam presentes nas formulações da política.

2. EMBORA DIVERGENTES, AS TEORIAS MEDIEVAIS E ASTEORIAS RENASCENTISTAS TINHAM TAMBÉM PONTOS EM COMUM.

1) encontram para a política um fundamento anterior à própria política, ou seja; para alguns, o fundamento da política encontra-se em Deu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com