TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES

Dissertações: A HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 4

1- A UNIVERSIDADE NO MUNDO E NO BRASIL: PERSPECTIVA CRÍTICA.

1.1- A UNIVERSIDADE: CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.

1.2- A UNIVERSIDADE NO BRASIL: LIÇÕES DE HISTÓRIA GERAL DA UNIVERSIDADE.

1.3- LEITURA CRÍTICA COMO INSTRUMENTO DE FAZER UNIVERSIDADE.

SAVIANI, Dermeval. A defesa da escola pública. In: Ensino público e algumas falas sobre Universidade. Coleção “Polêmicas do nosso tempo”. São Paulo: Cortez Editora, 1985.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica.

GADOTTI, Moacir. Educação e poder. p. 112.

FILMES: Pedro Abelardo.

O nome da rosa.

A HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES

No estudo da origem das Universidades, temos na Idade Média um marco à compreensão da gênese e desenvolvimento desta instituição. Mas, determinar a origem da Universidade não é simples, pois é um tema que, apesar da aparente concordância entre os diversos autores, envolve controvérsias. Enquanto para alguns a universidade surgiu no período final da Idade Média, outros atestam que sua origem remonta à Grécia Antiga, ou apontam para seu nascimento quase concomitantemente em Roma, Atenas e Alexandria. Uma das principais dificuldades para a determinação da origem da instituição universitária reside na própria dificuldade de definição de “Universidade”, tendo em vista a gama de significações que o termo foi adquirindo ao longo do tempo. Porém, o problema não é apenas de ordem terminológica. Ao estipular um início para a Universidade, temos que levar em conta o que esta instituição se propõe a fazer, sua organização interna, seu currículo, sua metodologia e as condições históricas gerais nas quais se insere.

É necessário diferenciar entre “Ensino Superior” e “Universidade”, e delimitar o sentido do termo “Universidade”, sem o qual torna-se impossível estipular um período ou uma instituição que corresponda à criação da primeira Universidade.

As universidades têm desenvolvido uma cultura única baseada em uma história longa, incomum e em constante evolução e atualização. Universidades como a Universidade de Oxford e a Universidade de Paris são cerca de 800 anos, tornando-as entre as mais antigas instituições de qualquer tipo que ainda sobrevivem e ainda florescem hoje. O principal objetivo é construir um referencial para mostrar as diferentes alternativas já experimentadas, características e objetivos de modelos de universidade.

A CRONOLOGIA DA ORIGEM

As origens das universidades, mesmo anteriores a essas instituições antigas, pode ser rastreada até uma instituição estabelecida por Platão, na Grécia antiga e os colégios para treinar administradores do governo na China antiga.

Na definição mais abrangente, a Academia, fundada em 387 a.C. pelo filósofo grego Platão no bosque de Academos, próximo a Atenas, pode ser entendida como a primeira universidade. Nela, os estudantes aprendiam Filosofia, Matemática e Ginástica. Entretanto, não constituía uma universidade porque cada pensador fundava uma escola para repassar seus conhecimentos, não para debatê-los.

Na Grécia, no século V a.C., aparecem os primeiros professores do ensino superior, profissionais e remunerados, embora não mantivessem escolas como instituições. Seu método é definido como um preceptorado coletivo, por se incumbirem da formação completa dos jovens que lhes eram confiados.

No século VI a.C., a educação grega passa a supor um conjunto complexo de estudos com curso de Retórica, Filosofia e Medicina.

Os romanos incorporaram a educação grega. O curso superior tratava basicamente da Oratória. A originalidade do ensino latino foi oferecer a carreira jurídica, e sua importância foi a de ter difundido o ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com