TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS CIENTISTAS BRASILEIROS NO CENÁRIO MUNDIAL

Por:   •  6/5/2018  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DOS CIENTISTAS BRASILEIROS

NO CENÁRIO MUNDIAL

A ciência é feita de estudos e descobertas, e para que grandes descobertas aconteçam, os estudos necessitam de grandes cientistas. Desta forma, as tendências futuras são ditadas por mentes influentes que geram efeitos em suas áreas de pesquisa. Este é um dos principais motivos para o destaque e reconhecimento brasileiro no mercado científico exterior: pesquisas criativas e métodos inovadores de trabalho que proporcionam resultados relevantes à sociedade e à evolução humana.

Em diversas esferas do conhecimento, hoje, é evidente o aumento das contribuições científicas brasileiras, além das parcerias com pesquisadores estrangeiros. Uma das mais recentes foi realizada pelo pesquisador brasileiro Raphael Brandão, “responsável por um estudo inédito onde revela que a imunoterapia é capaz de tratar a forma mais agressiva de câncer renal. Os resultados foram tão animadores que ele recebeu o prêmio de mérito científico da Sociedade Americana de Oncologia Clínica. A pesquisa foi conduzida em parceria com outros pesquisadores nos Estados Unidos, Canadá, Espanha e Coreia do Sul”. (SANCHES, Mariana. Cientista brasileiro comprova eficácia de imunoterapia para câncer renal. O Globo. São Paulo, 15 fev. 2017).

Outro exemplo é o professor brasileiro Cesar Victora, “que está entre os sete cientistas que receberam a mais importante premiação científica do Canadá, o Prêmio Gairdner. O título foi concedido em reconhecimento ao conjunto de estudos sobre amamentação e nutrição materno-infantil. O trabalho foi o primeiro a mostrar que a amamentação exclusiva ajudava a reduzir a morte dos bebês no primeiro período da vida. Logo, a Organização Mundial da Saúde passou a indicar que bebês nos primeiros meses de vida se alimentassem exclusivamente com leite materno”. (FORMENTI, Lígia. O Estadão. Brasília, 28 mar. 2017)

Para que a ciência alcance o campo intelectual, social e econômico mundial através de seus impactos assertivos, cada país precisa alinhar-se ao seu incentivo, implementação e desenvolvimento, onde novas ideias e senso crítico serão despertados em cada indivíduo participante até que, assim, afete positivamente as políticas públicas, o meio ambiente, a desigualdade e a inovação no mercado de trabalho – por meio deste envolvimento social com a ciência junto à expansão de novos projetos e mais geradores deste processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com