TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ideologia

Monografias: A Ideologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  270 Visualizações

A ideologia é, assim, o comprometimento da consciência social em pro­veito da classe no poder. é um fenómeno tão complexo que até Aristóteles*, um dos maiores filósofos de todos os tempos, justificava a escravidão como necessária para o bom funcionamento da organização social. O trabalho es­cravo possibilitava aos cidadãos tempo livre para se dedicarem à política, à filosofia e às artes. Enquanto os habitantes da polis (cidade) pensavam, os escravos trabalhavam.

As classes que detêm o poder político e económico dominam, também, ideologicamente, conforme diziam Marx* e Engels*. As ideias da classe do­minante tendem a serem as ideias dominantes de uma determinada sociedade e podem estar concentradas, por exemplo, na Constituição dos países. É o caso, por exemplo, do artigo 5 de nossa Constituição: "Todos são iguais perante a lei". Ele faz apenas um reconhecimento teórico da igualdade so­cial. Na prática, sabemos que alguns são "mais iguais" que outros. Ora, como o artigo não faz essa distinção, fica-nos a impressão de que não existem relações sociais desiguais. A ideologia se serve dessa lacuna para mascarar as injustiças do dia-a-dia.

Falamos, também, em "igualdade de oportunidades para todos". Nesse caso, o problema está no acesso de todos a bens e serviços que garantem uma vida digna. Esse acesso depende da repartição da riqueza social gerada pelo trabalho. Mas essa repartição, infelizmente, é desigual, manifestando-se na forma de lucros, rendas e salários

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com