TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Industria Cultural E Suas Consequências Na Educação

Artigo: A Industria Cultural E Suas Consequências Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  3.674 Visualizações

Página 1 de 3

A Indústria Cultural e suas consequências para Educação.

A cada dia que se passa estudos e pesquisas vêm sendo realizadas, para solucionar problemas escolares no Brasil, pois a história da educação tem passado por enumeras transformações, o sistema escolar esta cada vez mais moderno, e vem sofrendo muito com isso, e com a existência das classes dominantes, que abusam do poder que tem, usando esse, para solucionar apenas os problemas de seus próprios interesses capitalistas. Um dos fatores que vem contribuindo para o surgimento de tais problemas é a Indústria Cultural, essa, talvez não seja tão conhecida no meio escolar, porem seus perigos e influencias invadem cada vez mais cedo à escola e ganha espaço nas áreas sociais.

O termo Indústria Cultural ficou conhecido a partir do lançamento da obra Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer, em 1947. Esses autores queriam mostrar que a intenção da Indústria Cultural não é promover o conhecimento artístico e cultural, e sim uma necessidade, mas não necessidades básicas para se viver dignamente, mas a necessidade do consumismo, transformando tudo em negócios, incentivando a venda de produtos por meio de bens culturais.

Segundo numa leitura desses autores, afirma que o produto (original ou reproduzido) da Indústria Cultural visa entorpecer e cegar os homens da moderna sociedade de massa, ocupar e preencher o espaço vazio deixado para lazer para que não percebam a irracionalidade e a injustiça do sistema capitalista. (Freitag 1989, p.57-60),

Um exemplo disso é a televisão, objeto usado pela Indústria Cultural, o que antes era visto como um instrumento de lazer, uma arte de total acesso as pessoas, as escolas, agora é visto como um meio de manipulação que induz os indivíduos ao consumismo, até mesmo estimulando o preconceito nas pessoas, tentando mostrar que essas pequenas situações são normais e que já fazem parte do dia a dia.

Além dos meios de comunicação, a Indústria Cultural tem invadido a escola através dos materiais pedagógico-didáticos, aos educadores, a chegada de pacotes de programas curriculares, onde tem os conteúdos e programações de aula pronta, tentando passar aos professores uma ideia de modernidade, onde aqueles professores que não fizerem parte dessa modernização são considerados indivíduos que se recusam a acompanhar o desenvolvimento e o crescimento da educação, e os alunos têm contribuído também, até mesmo quando compram seus matérias escolares, se tornando pequenos consumidores. O grande problema da sociedade, é que já estão acomodados com tal situação, e os professores, estão fazendo mau uso da formação que receberam em seus cursos, pois isso mostra, a falta de atenção com o que estamos fazendo e vivendo, sendo assim é preciso parar e analisar o que as pessoas tem feito, e refletir sobre suas ações e comportamentos.

Percebe-se então que a Indústria cultural tem feito da educação um produto de consumo, usando a cultura e seus conhecimentos, como um fator de capital, a indústria cultural, faz com que os seres humanos se isolem, e se tornem cada vez mais pessoas irracionais, usando uma falsa liberdade de escolha que na verdade não passa de mera ilusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com