TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLÍTICA E DEMOCRACIA

Por:   •  11/5/2021  •  Dissertação  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 6

POLÍTICA E DEMOCRACIA TENDO COMO REFERÊNCIAS OS TEXTOS DE CHANTAL MOUFFE E RENATO JANINE RIBEIRO.

INTRODUÇÃO

No Mundo, uma sociedade é uma associação de pessoas que compartilham valores culturais, um sistema jurídico, normas e regras de conduta que permitem aos indivíduos que une o sentimento de pertencer ao todo. Mas o que regem uma sociedade?. No Brasil, a sociedade brasileira é regida por meio de três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, cujas atribuições, respectivamente, são administrar, aprovar leis e julgar nas esferas federal, estadual e municipal, e para administrar esses três poderes, é escolhido através de votações democráticas quem os regerás. Nesse caso se são os membros da sociedade quem escolhem seus representantes como explicar a atual conjuntura política brasileira? A Política está inserida na sociedade ou a sociedade esta inserida na política?

Primeiramente para responder essa três perguntas, temos que saber diferenciar o que é Política e o que é Político e no final quem sabe encontramos as respostas dessas perguntas. Segundo a Filósofa Chantal Mouffe no Livro “Sobre o politico” têm em comum dentre outros, uma característica que é a de pensar à política dividida entre duas categorias: o político e a política. Para ela a Política refere ao nível “ôntico”, enquanto o Político tem a ver com o nível “ontológico”. Isso significa que ôntico tem a ver com as diferentes práticas da politica convencional, enquanto a Ontológica refere-se precisamente à forma em que a sociedade é fundada (MOUFFE, 2015).

Quem nunca ouviu a frase: “o homem é um animal político”? Pois bem, quando Aristóteles declamou essa frase, ele quis dizer que todo homem precisa um do outro, que é da natureza humana viver em sociedade e que através da busca pelo bem comum é que se tem a constituição da cidade, o lugar onde é compartilhada a vida pública, assim, o que distingue o ser humano das outras espécies é a sua capacidade de raciocinar. E foi por meio desta habilidade que ele compreendeu a importância da vida comunitária e de conviver nesse meio de forma harmônica. E foi para isso que a Política foi criada: para regular os conflitos (ARISTÓTELES, 2006). É verdadeira a afirmação que de nunca formos tão livres como hoje, porém vivemos também em uma crise, principalmente no que se refere à politica, a sua relação com ética, ou a falta dela.

A política é tão presente na vida das pessoas que até quando decide não participar da política, também está agindo politicamente, pois está deixando que as coisas permaneçam do jeito que elas estão e não tentando necessidade de mudança. No artigo “Por um modelo agonístico de democracia”, Chantal destaca que mesmo entre aqueles que estão resistindo ao apelo dos demagogos, persiste um cinismo acentuado sobre a política e os políticos, com seus muitos efeitos corrosivos sobre a adesão popular aos valores democráticos. Esses valores são as qualidades que devem ser colocadas em prática, dentro de cada grupo social, para estabilizar e manter a ordem entre os indivíduos. Nos indivíduos vivemos em uma democracia. Porém o que é uma democracia?

A democracia, segundo as palavras do Sociólogo Phillipe Breton no Livro “A Manipulação da Palavra”, surge como a ruptura essencial da civilização grega, é verdadeiramente “o regime do convencer” (BRETON, 1999). Já para o professor Renato Janine Ribeiro define democracia como o regime do poder do povo. Ele destaca que não podemos pensar a democracia sem levar em conta os pobres e seu desejo de ter e ser mais do que têm e são. Por isso, a democracia não pode ser apenas uma forma constitucional e jurídica: ela sempre tem forte componente social (RIBEIRO, 2008). Segundo Renato Janine o combustível da democracia é o desejo, por isso ela é tão forte em nossos dias, quando o desejo sacudiu a maior parte dos valores que antes o refreavam. Mas nosso tempo também conhece uma crise das ideias de povo, que está fragmentado em inúmeros e diversos grupos sociais, e de poder, que não se sabe mais bem onde está (RIBEIRO, 2008).

Por isso que atualmente acontecem tantos debates políticos sobre o tema democracia é marcado por vários questionamentos a respeito do funcionamento das instituições que nos representa. Tal fato é tradicionalmente associado em torno da ideia de que vivemos um período de “crise da democrática”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com