TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia Realista

Pesquisas Acadêmicas: A Pedagogia Realista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  4.964 Visualizações

Página 1 de 2

Século XVII: a pedagogia realista

A burguesia se fortalece

No século XVII ainda resistiu as contradições do desmantelamento da ordem feudal e da ascensão da burguesia, tendo o descobrimento do capitalismo. A colonização via-se empresariais e a Europa pela as riquezas vindas da América.

Formas de trabalho foram alterada, e os artesões perderam seus instrumentos para o capitalista, fazendo com surgisse fabricas e salario.

A nova ordem fortaleceu-se com o mercantilismo resultando entre reis e burgueses uma aliança.

O século XVII ficou conhecido pelo absolutismo, tempos que a valorização da razão substituía as explicações religiosas.

Liberalismo econômico e político

No final do século XVII a Revolução Gloriosa(1688) acabou com o absolutismo, instalando a monarquia constitucional na Inglaterra.

O filosofo inglês John Lock (1632-1704), foi o principal interprete das idéias políticas liberais. O liberalismo era contra o absolutismo dos reis impedindo que o Estado interferisse na vida dos cidadãos.

Lock tinha hipóteses de que o ser humano em “ estado de natureza”, todos seriam livres, iguais e independentes.

Um dos pensamentos liberais esta na origem democrática e parlamentar, determinado pelo votos e não mais pela condição de nascimento.

A teoria liberal apresentava-se democrática, mais ainda mostrava a raiz elitismo, onde somente quem poderia participar da politica era as pessoas que possuía propriedades e fortunas, por serem os que teria condição de exercer a cidadania.

O pensamento de Lock teve influencias no século seguinte na Revolução Francesa e as lutas de emancipação colonial nas Américas.

O século de método

Durante o século XVII começou uma nova forma de pensar. Filósofos como Descartes, Bacon, lock, Hume, Espinosa discutiram a questão do método, isto é, o procedimento das razões na investigação da verdade.

Outro campo do saber que houve revolução foi o da ciência , por na Idade Média a concepção foi vinculada a filosofia e desligada do saber. A nova ciência foi valorizada o método experimental, por Galileu Galilei (1564-1642)..tais procedimento provocou uma verdadeira ruptura, decorrente da nova linguagem cientifica.

A nova ciência era importante para a burguesia, pois necessitava que investiga-se as forças da natureza. Com esse resultado a ação humana sobre a natureza foi ampliada.

A “crise da consciência européia”

No século XVII ocorreu uma revolução espiritual conhecida como “crise da consciência européia”; por ser a ciência um saber ativo, pois as pessoas não se atentavam só o “saber por saber”, mas sim desejava “o saber para transformar”.

A transformação da ciência tinha descompassos na ordem econômica. Embora prevalecessem o mercantilismo e o absolutismo, pois tinha desejos liberais na politica, e na economia e na ética.

Na fé, o ideal da tolerância se contrapunha; de um lado, a religião e do outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com