TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Hermenêutica

Por:   •  22/11/2020  •  Exam  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]Avaliação Parcial

(  ) 1ª parcial         ( x ) 2ª parcial          (    ) Final            (   ) Múltipla    (    ) Exame Especial  

Disciplina: Hermenêutica Jurídica

Período/turma: EAD-HJ

Turno:

Professor: Marcelo Rocha

Aluno: Paulo Aranha Marques D11204

Valor da avaliação: 30 pts

Pontos obtidos:

Data: 08/11/2020

INSTRUÇÕES IMPRESCINDÍVEIS PARA SE FAZER UMA BOA AVALIAÇÃO:

  • Respostas copiadas de colegas, sites ou livros serão zeradas.

QUESTÕES:

1. Leia as afirmativas abaixo e corrija aquelas que são falsas. Você deve reescrever a afirmativa falsa, apontando e corrigindo o seu erro.

1.1. De acordo com a jurisprudência dos interesses, quando o juiz aplica uma lei, deve fazer um trabalho de adequação da lei à situação que lhe é submetida, atuando como um co-autor da lei de acordo com a ponderação dos interesses em questão, porém a ponderação deve levar em conta o conteúdo da lei.

1.2. O realismo jurídico considera que não é possível a aplicação do direito como está na lei, mas sim o modo de aplicação da lei em cada momento histórico.

1.3. A escola da Livre Pesquisa do Direito considera que a lei só deve ser aplicada se for justa, caso contrário, deve ser deixada de lado e o intérprete deve decidir livremente de acordo com os seus critérios de justiça.

1.4. A escola Histórica considera que não é possível dar uma interpretação correta ou objetiva do direito, pois o direito se realiza no momento da aplicação.

1.5. De acordo com a escola Histórica o verdadeiro direito tem como fonte os usos e costumes, a realidade social e a tradição popular.

1.6. A escola de Exegese considera que o intérprete deve interpretar não de acordo com o que o legislador quis ao editar a lei, mas sim de acordo com o que ele quereria no momento da aplicação da lei.

1.7. O princípio da supremacia da Constituição implica na ideia de que as leis em vigor estão de acordo com as normas constitucionais.

1.8. O princípio da correção funcional é adotado pela corrente interpretativista do direito.

1.9. O princípio da máxima efetividade é considerado um subprincípio do princípio da força unidade da Constituição.

1.10. O princípio da harmonização considera que as decisões judiciais devem produzir e manter a coesão sociopolítica.

2. O operador de produção Valdecir Kessler, 39 anos, conseguiu na Justiça Federal do Paraná o direito de receber o salário-maternidade. A sua mulher morreu no sétimo mês de gestação devido a complicações no parto, e ele ficou como único responsável por Ariane, uma menina que nasceu prematura. Este é o primeiro caso no regime de iniciativa privada em que é concedida licença-maternidade ao pai, destaca sua advogada, Fabiane Stockmanns. No serviço público, um funcionário da Polícia Federal de Brasília já havia obtido o benefício. Em dezembro de 2010, Kessler, que mora na cidade de Toledo (PR) e trabalha num frigorífico, requisitou o benefício ao INSS. O pedido foi negado em primeira instância, pois o órgão o considerou improcedente sob o fundamento que a legislação concede o benefício apenas à gestante, no caso a mulher. A empresa também se negou a pagar o salário. O pai ficou quatro meses em casa cuidando da filha, contando com ajuda de amigos.

Kessler recorreu. Um ano e dois meses depois de dar entrada com o processo, a Justiça federal paranaense considerou o recurso procedente por maioria dos votos. Ele vai receber o valor dos quatro meses do salário-maternidade retroativo, com juros e correção monetária. Segundo Fabiane, a Justiça não pode negar um direito por ausência de previsão legal. "A Constituição prevê a proteção da vida da criança. Não é a mãe que precisa de cuidados, é a criança", argumentou ela.

Qual método de interpretação foi utilizado pela Justiça Federal Paranaense na decisão deste caso? Por quê? Explique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com