TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Psicologia

Por:   •  7/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

1ª QUESTÃO (valor 2 pontos)

Dentro da psicologia, existem diversas teorias que manifestam diferentes pensamentos, metodologias, técnicas, que revelam a multiplicidade de correntes, escolas, autores, e, mais do que isso, formas de observar, entender, explicar o fenômeno da existência humana, compreendendo o pensar, o sentir, o agir, o manifestar e o transformar. PERGUNTA-SE: Quais as 4 forças da Psicologia? Como surgiram? Quais os principais teóricos que as representam?

 

2ª QUESTÃO (valor 2 pontos)

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”. A psicologia ganhou espaço na ciência no final do séc. XIX. A psicologia não é hoje apenas a ciência da alma, mas também do comportamento e da experiência, pois corpo e mente não são separados e um exerce influência sobre o outro.

Disserte sobre o objeto da psicologia: a subjetividade

Quais as práticas não são aceitas no exercício da psicologia por não serem científicas?

Diferencie o conhecimento do sendo comum do conhecimento científico e diga porquê o estudante de psicologia deve estar atento às produções científicas em sua área.

 

3ª QUESTÃO (valor 2 pontos)

Nos antecedentes filosóficos da Psicologia, se destacam o funcionalismo e estruturalismo. Entretanto, o Associacionismo é o campo emergente do Behaviorismo que muito contribuiu para que a Psicologia se firmasse enquanto ciência, devido ao seu rigor científico.

Descreva sobre o Behaviorismo Clássico de John Watson

Descreva sobre o Behaviorismo operante de Skinner

 

4ª QUESTÃO (valor 2 pontos)

Apesar da Gestalt e do Behaviorismo terem se desenvolvido na mesma época e lutado contra, basicamente, as mesmas questões, essas duas escolas divergiam em diversos pontos de vista.

Descreva sobre os conceitos e importância da Psicologia da Gestalt

O que é insight? Dê um exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com