TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Democratica

Artigo: A Questão Democratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

-O que se quer dizer quando se afirma que “ a ideologia não nasce do nada nem repousa no vazio, mas exprime, de maneira invertida, dissimulada e imaginaria, a práxis social e histórica concetras”?Quer dizer que há na prática democrática e nas ideias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber.

2-Que significaafirmar que as ideias de igualdade e liberdade como direitos civis dos cidadãos vão muito alem de sua regulamentação jurídica formal?

Significa que os cidadãos são sujeito de direitos e que, ondetais direitos não existem nem estejam garantidos, tem o direito de lutar por eles e exigi-los. É esse o cerne da democracia.

3-Explique em que medida um direito difere de uma necessidade ou carência oude um interesse.

Uma necessidade ou carência é algo particular e especifico. Alguém pode ter necessidade de água, outro de comida. Há tantas necessidades quanto indivíduos, tantas carências quantogrupos sociais. Um direito, ao contrário de necessidade, carência e interesses, não é particular e específico, mas geral e universal, válido para todos os indivíduos, grupos e classes sociais.

4-Combase na resposta da questão anterior, em que momento podemos dizer que uma sociedade – e não um simples regime de governo – é democrática?

Dizemos que uma sociedade (e não um simples regime de governo)é democrática quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprioregime político, ou seja, quando institui direitos.

5-a democracia grega era direta; a moderna é representativa. O que isso significa?

Em Atenas aquele que eram considerados cidadãos participavamdiretamente das assembleias e decidiam os rumos políticos da cidade. Havia, portanto, em Atenas, uma democracia direta. Em nossa época, a democracia direta praticamente não existe mais. Os Estados...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com