TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questões sobre Psicopolítica

Por:   •  8/6/2021  •  Seminário  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 6

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Editora Âyinê, 2018.

Diêgo Alves Cordeiro – 1336175

1.Considerando que o objetivo desse tópico é compreender o ser humano no mundo contemporâneo, pergunta-se: - na sociedade neoliberal o indivíduo é livre? Justifique sua resposta e em seguida, exponha o conceito de psicopolítica.

Segundo a colocação do filósofo Byung-Chu Han o indivíduo, nessa nova fase do capitalismo, dita neoliberal, exerce coerção a si mesmo sem sequer se dar conta da sua “auto submissão”. Isso tudo ocorre por vias de um sistema neoliberal que opera de forma inteligente e sedutora, mascarando uma tal liberdade individual onde o sujeito passa a se entender como um “eu” projeto livre, com isso, portanto, com todo o potencial para se auto desenvolver, como o “eu, construtor de mim” que precisa, a todo custo, maximizar os esforços para alcançar sucesso profissional e pessoal, ignorando fatores, como por exemplo, desigualdades estruturais, econômicas, educacionais, entre outros. Qualquer caminho fora dessa curva é tido como um fracasso do projeto. “O ‘eu’ como projeto, que acreditava ter se libertado das coerções externas e das restrições impostas por outros, submete-se agora a coações internas, na forma de obrigações de desempenho e otimização.” (HAN, 2018, p.9). Os elevados números de depressão, ansiedade e crises como pânico e burnout, correspondem às amarras das “coações internas” instigadas pelo sistema neoliberal.

O conceito de psicopolítica, proposta por Han, expressa que a doutrina neoliberal aperfeiçoou os métodos capitalistas de domínio e poder sobre as pessoas, utilizando-se das ferramentas de dados e informações digitais onde consegue transfigurar-se como liberdade atraente e concreta, o que concede à esse sistema exercer métodos de poder psicológico, atingindo até os níveis mais profundos da psique humana.

2.Como o poder inteligente e o poder disciplinar são abordados pelo autor?

O poder disciplinar, segundo Byung-Chu Han (2018), opera de forma mais direta e negativa, tendo a violência como instrumento para quebrar a resistência do sujeito e compeli-lo à obediência. “O poder disciplinar é um poder normativo que submete o sujeito a um conjunto de regras, obrigações e proibições, eliminando desvios e anomalias.” (Ibid., p. 34). Já o poder inteligente, de acordo com o autor, expressa a forma mais eficiente, e também mais perversa, da manifestação poder. “O disciplinamento corporal dá lugar à otimização mental” (Ibid., p. 40). “Enquanto o poder disciplinar se utiliza da violência, o poder inteligente age de forma sutil e afável, não se opõe à liberdade, inclusive, a utiliza como retórica persuasiva e faz com que as pessoas se submetam voluntariamente sem que se percebam no contexto de dominação. Portanto o poder inteligente se disfarça de liberdade e dá prosseguimento à submissão do sujeito e enrijecimento das condições de desigualdade social.

3.Em que consiste a biopolítica? Qual é a visão de Byung-Chul Han sobre o conceito de biopolítica de Foucault?

A biopolítica é um conceito exposto pelo filósofo Michel Foucault, no qual ele propõe que o poder disciplinar, age sobre os sujeitos “anormais”, que desviam às regras do sistema capitalista e, com isso, são regulados por vias de proibições, obrigações, regras e até punições, incididas sobre seus corpos.

Han lança a hipótese de que a morte prematura de Foucault, foi o que impediu que ele repensasse seu conceito de biopolítica para, por fim, idealizar uma psicopolítica neoliberal (2018, p. 39). Segundo o autor, Foucault não conseguiu conceber que, o poder do sistema neoliberal impele dominação de forma integral sobre as tecnologias do eu, e que, a sujeição dos corpos à otimização permanente de si também afirma uma outra característica de dominação e exploração da psique humana da qual Foucault não conseguiu consumar em seus ensaios sobre a biopolítica. Portanto, Han, conclui que o conceito de biopolítica acabou não contemplando uma descrição adequada dos moldes do regime neoliberal (Ibid., p. 43). “A biopolítica é a técnica de governança da sociedade disciplinar, mas é totalmente inadequada para o regime neoliberal, que, antes de tudo, explora a psique.” (Ibid., p. 35).

4.Qual é a diferença do pan-óptico benthaminiano e o pan-óptico digital?

O pan-óptico benthaminiano foi pensado para vigiar o comportamento dos detentos, a fim de lhes incutir à disciplina. Esse estado de vigilância constante intimida o detento, coagindo-o para o bom comportamento, o comportamento ideal, almejado pelo Estado. No entanto, o pan-óptico benthaminiano se limita à visão perspectivista, o que pode apresentar falhas para o controle do que os internos arquitetavam no plano mental.

No pan-óptico digital os usuários voluntariamente entregam seus dados, preferências e tendências, sob um ilusório amparo de liberdade no mundo digital. As empresas ou pessoas que detêm esses dados de usuários conseguem fazer prognósticos sobre o comportamento humano e, com isso, influenciar comportamentos em massa, seja para o consumo, para aderência à determinadas ideologias políticas, influenciar hábitos sociais, etc. Portanto, o pan-óptico digital tem “tentáculos” de controle ainda mais eficientes que o pan-óptico benthaminiano, pois consegue ter acesso ao íntimo da psique humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com