TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A ÉTICA E A POLÍTICA

Por:   •  9/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.605 Palavras (15 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 15

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

OTAVIANO DELFINO DA ROSA

QUAL A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A ÉTICA E A POLÍTICA?

Porto Alegre

2009

OTAVIANO DELFINO DA ROSA

QUAL A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A ÉTICA E A POLÍTICA

Projeto de pesquisa apresentado em cumprimento         parcial às exigências da disciplina de ética e cidadania da Faculdade de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Orientador: Profª. Gládis

Porto Alegre

2009

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................03

1. HISTÓRIA DA ÉTICA............................................................................................04

  1.1  Conceito de Ética..............................................................................................05

2. HISTÓRIA DA POLÍTICA......................................................................................06

  2.1  Conceito de Política..........................................................................................07

3. RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A ÉTICA E A POLÍTICA...................................09

CONCLUSÃO ...........................................................................................................13

CONCLUSÃO PESSOAL..........................................................................................14

REFÊRENCIAS BIBLIOGRAFICAS .........................................................................15

INTRODUÇÃO

        O tema que será abordado neste trabalho de pesquisa é a relação entre a ética e a política, na parte da ética será segundo Aristóteles e Kant e na política segundo Aristóteles e Maquiavel. Mostrando a história e as definições de ética e política e qual a relação entre elas.

         Este é um tema bastante difícil e profundo para ser tratado com rapidez, vivemos hoje em um momento em que a política é questionada, pois ela é sistematicamente confundida com as ações dos políticos profissionais, principalmente pelos maus políticos, a primeira idéia que se tem deste assunto é que a política não tem relação com a ética, mas neste trabalho veremos que uma esta interligada com a outra.  

  1. HISTÓRIA DA ÉTICA

        Entre os anos 500 e 300 a.C, aproximadamente encontramos o período áureo do pensamento grego. É um período importante não só para os gregos, ou para os antigos, mas um período onde surgiram muitas idéias e muitas definições e teorias que até hoje nos acompanham, os principais responsáveis por esta fabulosa concentração do saber, e por esta incrível analise e reflexão sobre o agir do homem.

        O grande sistematizador, entre os discípulos de Sócrates, foi Platão (427-347 a.C) ele parte da idéia de que todos os homens buscam a felicidade, Platão parece acreditar na vida depois da morte e por isso prefere o ascetismo ao prazer terreno.

        A questão ética é tão antiga como a própria humanidade, como disciplina filosófica foi fundada por Aristóteles (384-322 a.C). Na obra Ética a Nicômaco, o autor procura dar uma resposta ao problema já levantado por Sócrates e Platão, de que maneira o homem deve viver a sua vida.

        Aristóteles vê o problema moral em vista do fim ultimo do homem do bem supremo ou da felicidade.

        Kant (1724-1804) abandonou esta idéia, introduzindo o conceito do dever moral, que consiste na realização de ações pelo puro dever de realizá-las deste modo abandonou o paradigma teleológico, substituindo pelo deontológico, seu critério era de justificação do agir moral, ou seja, como se deve agir para que a ação seja correta ou moral

  1. Conceito de Ética

O termo ético deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis esta relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.

Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda o comportamento social (certo x errado), os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. A moral vem do Latim ”mos” ou “mores” (quer dizer ‘costume’ ou “costumes”), é um conjunto de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam aceitas livre e conscientemente por uma convicção pessoal, e não mecânica externa e impessoal. O objetivo da ética é fazer uma reflexão teórica (por que a norma é assim?) é entender e mudar para melhor a moral colocando os princípios dentro das regras.

  1. HISTÓRIA DA POLÍTICA

        É derivação grega a palavra “política”, que em seu sentido original significava “Politikos” que esta relacionada à cidade, porém ao conceito de polis que é mais abrangente do que cidade, entre os séculos 8 e 6 ac. Surgiram na Grécia as “polis”, cidades-estado, estas eram quase que como países atuais, Esparta e Atenas são as mais famosas, inicialmente a palavra política fazia referencia a tudo o que é urbano, civil, público, este significado expandiu-se com a obra Política de Aristóteles (384-322 ac.), onde passou a designar-se política como a arte ou ciência do governo, durante muito tempo passou a designar os estudos dedicados a atividade humana que de alguma forma se relacionam ao governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com