TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Artes No Universo Infantil

Trabalho Escolar: As Artes No Universo Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 2

APRESENTAÇÃO - LIVRO: AS ARTES NO UNIVERSO INFANTIL

O capítulo de abertura propõe uma ampla reflexão sobre a necessidade das crianças pequenas desenvolverem as linguagens gráfico-plásticas, como o desenho, a pintura, o tridimensional.

No capítulo 2 encontraremos a especificidade da pintura e da exploração da cor pelas crianças. A autora defende que a ação de pintar é extremamente importante como estratégia de organização e constituição de um pensamento simbólico.

Nos capítulos 3 e 4 é sobre a expressão dramática infantil e a pedagogia do teatro. Tendo por embasamento as teorias de Piaget e Bakhtin, respectivamente, os autores explicitam os diferentes períodos que as crianças vivenciam: do sensório-motor à representação. Ambos enfatizam a importância do brincar, do faz de conta e dos jogos na infância e apresentam propostas pedagógicas que contribuem para o redimensionamento da atividade lúdica na Educação Infantil.

O capítulo 5 é dedicado à música. Um objeto de conhecimento palpável que deve ser descoberto pelas crianças a partir de seu fazer musical. Nessa perspectiva, a autora apresenta várias situações pedagógicas nas quais enfatiza o ambiente de descobertas infantis em relação aos sons, à voz, aos objetos sonoros, dentre outras descobertas. São sugeridas muitas atividades inusitadas, como “O caminho sonoro do bolo de chocolate”, melodias e CDs. Há também ideias sobre a confecção de instrumentos musicais pelas próprias crianças.

O último capítulo apresenta concepções teóricas e práticas sobre a dança. Embora seja uma manifestação artística que faz parte do dia a dia de todas as crianças na escola e fora dela. A autora ressalta a importância de uma proposta intencional de dança com os bebês e as crianças no sentido de os professores desenvolverem, ludicamente, a expressão corporal, o ritmo, o espaço e a música na Educação Infantil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com