TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Realidade Política Brasileira Trabalho De Segunda

Pesquisas Acadêmicas: A Realidade Política Brasileira Trabalho De Segunda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 2

A realidade política brasileira

Este apresentação traz aspectos importantes da filosofia e a realidade da política e da sociedade brasileiras. Pretende-se demonstrar o quanto estamos distantes dos dias atuais e que uma das causas dos grandes problemas experimentados no Brasil de hoje é uma profunda crise moral.

O Brasil foi constituído a partir de uma fraca noção de identidade pública e sob a batuta de interesses privados muito fortes. É um estado forte demais para conceder favores e fraco demais para estabelecer os limites entre o público e o privado, especialmente para os poderosos. Uma incapacidade de construir uma noção forte daquilo que é público na política.

Falar politicamente dos fenômenos da corrupção e da organização da Justiça no Brasil. No que diz respeito à corrupção. A três resultados importantes foram revelados: o primeiro deles é que a população brasileira na sua esmagadora maioria (73%) acha a corrupção um fenômeno grave ou muito grave; o segundo é que a população não acredita que a corrupção aumentou durante os últimos anos – que ocorreu foi que ela passou a ser mais investigada, especialmente pelas operações da Polícia Federal; e em terceiro lugar, a população identifica corretamente que a instituição que mais abriga a corrupção é o Poder Legislativo, com os Legislativos municipais capitaneando o processo.

De fato, a população brasileira aumentou a sua atenção e a sua rejeição à questão da corrupção nos últimos anos. No entanto, têm faltado à população os meios para melhorar a qualidade do sistema político brasileiro. Estes podem vir ou através de iniciativas da sociedade civil ou através de mudanças na legislação e aprimoramentos institucionais que impliquem em melhorias no controle da corrupção.. A percepção da população, corretamente, é que a corrupção tem maior incidência no Poder Legislativo. Mas não temos ilusões. É preciso mudar a maneira como o Judiciário brasileiro funciona para que a corrupção no país diminua. Entretanto jugamos muito e relatamos que por que disso? Porque daquilo? Pergunto alguém aqui? parou e analisou de onde a corrupção começa? Creio que não. Pois estamos aqui para relatar isso mesmo. Será que sabemos que a corrupção esta dentro de casa? Quando você acha que não tem mal algum em comprar um DVD pirata, ou ate mesmo fazer o famoso ‘gato’ na energia, porque não pegar uma energia emprestada ou internet? Pois faz com que seus filhos reflitam isso, deixando outra pergunta. Aqueles que criticam os políticos nacionais estariam aptos a comportar-se de forma diferente se exercessem os mesmos cargos? O mundo esta vivendo ainda o Mito da Caverna, estão todos presos a mentiras, estamos todos vendados ao mundo atual, a nossa realidade aos direitos que temos de abrir os olhos e descobrir que existe um novo mundo lá fora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com