TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reflexão Filosófica

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.749 Palavras (15 Páginas)  •  1.089 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Módulo 1- Descobrindo a Filosofia

Capítulo 1 – A reflexão filosófica

Exercícios dos conceitos

  1. Releia a citação de Edmund Husserl e explique o que ele quer dizer com a aparente ambigüidade segundo a qual ele “sabe”, ao mesmo tempo em que “não sabe”, o que é filosofia.

    R: Edmund Husserl quis dizer que a filosofia sempre será um enigma, pois para cada pensador terá diferentes conclusões do o que é a filosofia, por isso ele é ambíguo em dizer que sabe e não sabe sobre esse assunto.

  1. À luz da tentativa de definir a filosofia como uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta, responda:

De acordo com o senso comum, radical significa brusco, violento  u inflexível, extremado. Por que não é esse sentido atribuído ao filósofo?

R:Para os filósofos não é atribuído o sentido de radical como o senso comum,  pois para eles a filosofia como uma reflexão radical é buscar a raiz, ou seja, a base é explicar o porquê de todos os campos do pensar e agir.

  1. Se o objeto da filosofia é tudo, junto com seus colegas procure identificar  temas de diferentes campos filosóficos: moral, política etc.

    R: - Estética: discute sobre arte, sobre o que é belo;

        - Lógica: responsável sobre argumentos;

        - Metafísica: é sobre as possibilidades;

        - Moral: distingue entre ética e moral, ou seja, discute sobre o que é bom e justo.

4- À luz do que se afirma sobre Sócrates, responda a estas questões:

  1. O que significa a máxima socrática de que “só sei que nada sei”? Ela se refere a Sócrates ou á própria filosofia? Como?

R: A frase se refere ao próprio autor, pois nela é dita que a  sabedoria de Sócrates era limitada da sua própria ignorância.

  1. Em que consiste o método socrático? Explique.

R: O método socrático é em base do dialogo e ironia/sarcasmo. Ele tenta convencer as pessoas que elas não sabem nada.

  1. Os inimigos de Sócrates acusavam-no de corromper a juventude. Que tipo de gente, ou grupo de gente, era e ainda é esse?

R: Eram principalmente os sacerdotes, mas também os comerciantes, os políticos, os tradicionalistas e os religiosos em geral.

  1. Com esta afirmação, os franceses Denis Huisman e André Vergez nos expõem questões cruciais do nosso tempo.

   “No mundo atual, o esplendor poderes humanos faz com que se        ressalte, numa visão trágica, a ambigüidade de nossos desejos. Somente a filosofia levanta o problema dos valores”.

O que pretendem dizer as expressões “visão trágica”, “ambigüidade dos desejos” e “problema dos valores”? Explique e exemplifique suas ideias.

R: Os autores querem dizer que a visão de que os desejos são essenciais, é um péssimo habito atualmente, pois nos faz pensar que tudo é questão de necessidade que geralmente não é.

  1. À luz do que foi discutido sobre a abrangência da reflexão filosófica, comente esta frase do Aristóteles: “Se se deve filosofar, deve-se filosofar e, se não se deve filosofar, deve-se filosofar; de todos os modos, portanto, se deve filosofar”.

R: A frase de Aristóteles emite um pensamento que em todas as situações devem ser filosofadas, para ter um pensamento critico e tomar suas próprias conclusões.

Retomada dos conceitos

“Em filosofia, são os próprios conceitos através dos quais compreendemos o mundo que se tornam tópico de investigação. A filosofia de uma disciplina, como a filosofia da história, da física ou do direito, não procura resolver problemas históricos, físicos ou legais, mas antes estudar os conceitos que estruturam o pensamento em tais disciplinas, e tornar claros os seus fundamentos e pressupostos. Nesse sentido, a filosofia é o que acontece quando uma prática se torna autoconsciente.”                     -Blackburn, Simon.

  1. Considerando as informações desse verbete, responda ás questões propostas.
  1. De que questões se ocupam o historiador?

R: A um historiador se ocupa passar a filosofia Omo uma estrutura de pensamentos e tornar-los mais claros seus fundamentos.

   

  1. E os filósofos da historia, que tipo de questões os inquieta?

R: A natureza da história é um tema que mais inquieta os filósofos, pois tem a eles explicar o modo de pensar de uma época.

 

  1. Explique por que, a tira de Fernando e Angeli ( na pagina 12), a filosofia é tão desvalorizada nos tempos atuais.

 R: A filosofia é tão desvalorizada porque ela não tem reconhecimento entre meio das outras matérias.

  1.   “A verdadeira eloquência zomba da eloquência, a verdadeira moral zomba da moral (...).Zombar da filosofia é, em verdade filosofar.”

Como você entende essa citação de Pascal?

R: Com a citação de Pascal, pode-se concluir que zombar da filosofia seja uma forma de filosofar, assim como quem zombe a moral esta usando a moral, então de qualquer forma mesmo julgando algo se faz o mesmo.

  1.   (UFMG) Como narrado no dialogo Críton, ou do dever, Sócrates, ao ser condenado, aguarda, na prisão, a execução de sua sentença que consiste em tomar cicuta, pena de morte adotada entre os atenienses. Críton, discípulo do filósofo, propõe-lhe a fuga e o exílio, sob a alegação de que a condenação teria sido injusta. Sócrates recusa a oferta e, entre outras razões, apresenta a seguinte: “(...) viver não é o que mais deve importar, mas viver bem”. (PLATÃO. Críton, ou do dever. 48b. In: Diálogos. 4. Ed. Tradução José Trindade.1993)

Com base na leitura desse trecho, apresente dois argumentos que justifiquem por que, na opinião de Sócrates, no caso viver bem implicar aceitar a morte.

R: Para Sócrates a lei deve ser cumprida. Se ele não aceitasse a sua condenação, ele não estaria sendo digno da ética e moral que pregava. Viver de indignamente, não é viver bem, e assim, é melhor aceitar a sua morte, dessa forma, ele seria injustiçado pelos homens e justificado pelos deuses, pois teria cumprido a lei, que para ele devia ser honrada acima de qualquer coisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (148 Kb)   docx (317.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com