TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEÇÃO DOURADA

Ensaios: A SEÇÃO DOURADA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 7

A secção Dourada

O NÚMERO DOURADO OU A DIVINA PROPORÇÃO

A Divina Proporção

Esta é a qualidade que imprime uma especial harmonia as proporções entre um mesmo ente ou entre vários entes, uma persuasiva aparença de equilíbrio e beleza que aparece como uma constante criativa do Universo e de Deus.

Não foi só o artista clássico que se serviu do Número Áureo ou Numero Dourado, como se fosse uma curiosa excentricidade...

Também a própria natureza “maestra” a quem o artista sempre dirigiu o olhar e sempre se renderá, compraze-se em rubricar a sua criação com a divina proporção!!.

Assim, tanto a espiral da Via Láctea como a do ADN, a proporção entre as falanges dos nossos dedos, a forma em que distintas plantas distribuem o crescimento das suas ramas, os cornos de alguns animais, os tornados, os padrões concêntricos da couve-flor ou do girassol, as pétalas da rosa, as proporções de certos animas, peixes e insectos, entre inúmeros exemplos, respondem a este padrão áureo.

Em corpos harmoniosos, a relação entre a altura total e a altura dos pés ao o umbigo ou entre a longitude da cabeça e a longitude do queixo aos olhos, aproxima-se a 1,618.

A relação entre a altura e largura de um ovo, também se aproxima a Phi… Não seria possível mencionar todos os exemplos nos quais a natureza tece com fios de ouro a trama universal.

Por ter a Inteligência Divina plasmado extensivamente esta lei sobre o mundo, é que nos ficamos subliminarmente predispostos a reconhece-la como reflexo da harmonia, da beleza e da vida. Por este motivo os artistas clássicos privilegiaram o seu uso sobre qualquer outra lei de composição

As pirâmides de Gizeh, o Partenão, a catedral de Notre-Dame, são algumas das obras arquitectónicas que expressam a Divina Proporção.

Incluso a mentalidade profana da modernidade serve-se dela por motivos puramente estéticos ou publicitários, como o demonstram as proporções dos cartões de crédito, as caixas de tabaco o ou o edifício das nações unidas, sem que por isso tais desviassões alcancem outro nível que o de simples e decadentes parodias do propósito original dos números sagrados.

As diferentes secções douradas estudadas por DaVinci, no rosto da Gioconda

COMO DIMENSIONAR UM SUPORTE COM A SECÇÃO AUREA.

Fazendo um arco a través da diagonal de cada quadrado obtem-se a Espiral Áurea, uma das más belas e perfeitas posibilidades da aplicação de Phi.

Subdividindo em ambas direcções os lados do rectângulo principal, podem ser construídas as quatro linhas áureas principias, determinando assim os quatro nervos ou eixos principais de força e significado da composição e que podem ser usadas como referencia para a colocação dos elementos ou partes dos elementos do nosso desenho.

COMO APLICAR A DIVINA PROPORÇÃO.

• O objecto principal dum quadro reclamará maior atenção se for colocado Numa das linhas de força verticais.

• As folhas das árvores arrancadas pelo vento, as aves em voo, o curso de um rio, ou as ondas do mar, podem ser dispostas na composição de forma que insinuem os contornos da espiral áurea.

• Um rosto resultará mais harmónico se for realizado um estudo das suas proporções áureas.

As possibilidades excedem desmessuradamente os exemplos básicos aqui expostos. Pedimos ao leitor que amplie e aperfeiçoe este conhecimento mediante livros e investigação, e que acompanhe esta procura com o olho do coração virado ao espelho da natureza para desnudar a sua secreta poesia.

Composição - Introdução

UMA DAS PEÇAS ELEMENTARES NO DESENHO É A COMPOSIÇÃO...

Uma pintura ou desenho muito bem feito pode perder todo o seu poder, se não estiver enquadrado dentro de uma composição bem conseguida.

MAS A FINAL...O QUE É COMPOSIÇÃO:

Utilizando palavras simples e comuns que permitam a qualquer pessoa perceber, podemos dizer que "a composição" refere-se à maneira pela qual são arranjados e organizados os elementos de um desenho dentro do espaço ou superfície de trabalho.

Alguns dos elementos-chave de uma composição são as seguintes:

• As formas positivas; ou seja, os objectos e pessoas.

• Os espaços negativo; isto é, as áreas vazias.

• O formato que se refere ao comprimento e a largura relativos das margens limítrofes de uma superfície.

Agora que conhecemos algumas definições importantes, passemos a descrever o significado de composição desde o ponto de vista artístico: Composição é a maneira como o artista coloca e dispõe as formas positivas e os espaços negativos dentro de um formato determinado.

• O formato determina a composição.

• O formato exerce um papel fundamental no resultado final da composição.

Em outras palavras, a forma da superfície em que se desenha que pode ser um papel ou uma tela rectangular, exerce uma forte influência sobre a maneira como o artista distribui as formas e os espaços dentro das margens dessa superfície .

Utilizemos agora um exemplo para compreender melhor este facto: Imagine uma árvore ou então escolha umas das três alternativas de árvores apresentadas a seguir na Imagem-1.

Procure ajustar ou encaixar essa árvore (a que escolheu) dentro de cada um dos formatos que se mostram no fim da página na Imagem-2...

Tome o seu tempo e tente fazer este exercício. Esta será a melhor forma de compreender o que estamos a tratar neste tema.

Para facilitar o exercício, pode imprimir a forma da árvore e as formas geométricas. Como se de um jogo se tratasse, tente colocar a árvore, dentro das formas sugeridas.

Se seguiu o exercício, deve ter conferido que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com