TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Belas Terras Douradas

Monografias: As Belas Terras Douradas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

As belas terras douradas

Daniela Alves Pereira

As belas terras douradas, Minas Gerais, localizada na região sudeste do país, tem esse nome por ter sido privilegiada, pois no seio de suas terras havia uma grande concentração de minérios preciosos como ouro e diamante.

A partir do final do séc. XVII, na região das Minas Gerais, em decorrência da descoberta desses minérios pelos bandeirantes, houve um grande período histórico que foi a exploração do ouro por ordem da coroa portuguesa.

As belezas desta terra são incomparáveis as de outras terras. Além, de suas belas paisagens, sua miscigenação, e religiões, possui minérios é rica em obras arquitetônicas.

Cidades como Diamantina, Sabará, Ouro Preto, entre outras surgidas na época da mineração, recebem até hoje visitantes de todos os lados, este se encantam com tantas maravilhas encontradas como as construções barrocas, as igrejas adornadas com ouro puro, preservadas até hoje como patrimônio histórico da humanidade.

Minha cidade, Chapada do Norte, surgida no ano de 1728, ciclo do ouro, de acordo com alguns pesquisadores teve sua formação por escravos refugiados do Arraial do Tijuco, hoje Diamantina.

A partir daí, nosso município passou a ser explorado, sendo seu principal alvo, o rio Capivari; hoje se encontra quase seco, devido ao alto índice de desmatamento próximo à área de seu leito.

Outra consequência das toneladas de ouro levados do nosso município para outros países é que Chapada Do Norte tem hoje um dos IDH mais baixo de Minas Gerais.

Hoje o município é composto por várias comunidades quilombolas, como Córrego da Misericórdia, Ribeirão da Folha, Moça Santa e outras que, graças ao trabalho de seu povo, são reconhecidos através de associações quilombolas.

Embora a mineração tenha trazido tantas consequências para nosso município, também trouxe mudanças que faz com que todos nós mineiros chapadenses nos orgulhássemos de sermos filhos do seio de Minas, pois o douradinho pode ter sido levado, mas o brilho dessa terra jamais se apagará.

Professora orientadora: Maria Helena Dias Lopes Escola Estadual José Rodrigues Figueiredo Ano do Ensino Médio: 3º Município: Chapada do Norte – Superintendência: Araçuaí

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com