TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia Clássica e o Doador de Memórias

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  4.800 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

ELOISA GABRYELA DE SOUZA NICÁCIO

A Sociologia Clássica e o Doador de Memórias

Maceió, 2016

ELOISA GABRYELA DE SOUZA NICÁCIO

A Sociologia Clássica e o Doador de Memórias

Trabalho para a obtenção de nota referente à disciplina de Filosofia e Sociologia sobre a orientação do professor Erik Marcelo de Moura.

Maceió, 2016

Sumário

Introdução 4

Durkheim 5

Weber 5

Marx 5

Conclusão 7

Referências Bibliográficas 8

Introdução

O filme “O doador de memórias”, dirigido por Phillip Noyce, possui diversos elementos dos pensamentos da sociologia clássica, que são notados nesse trabalho. No filme, Jonas, o protagonista, é designado para a função de recebedor de memórias, e tem que receber todas as memórias do mundo como ele era antes de um acidente acontecer e a sociedade ser reconstruída sem memórias, sob o comando dos Anciões. Estudando a sociedade do filme, pode-se encontrar características variadas da sociologia clássica.

Durkheim

No filme, a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Existiam regras sociais impostas para os indivíduos desde a educação básica, como usar as roupas designadas, tomas a medicação matinal, obedecer ao toque de recolher, nunca mentir, que são exteriores ao desejo individual e coordenam a população. Isso se relaciona ao pensamento de Durkheim, que afirma que os fatos sociais determinam o indivíduo, e que o mesmo não tem criatividade e obedece cegamente às regras de convivência para que não sofra punição pelo grupo.

Weber

Para Weber, não há possibilidade de relação social sem dominação. Todas as esferas da ação humana estão marcadas por algum tipo de dominação. Não existe e nem vai existir sociedade sem dominação, porque a dominação é condição de ser da sociedade. A dominação faz com que o indivíduo obedeça a uma ordem acreditando que está realizando sua própria vontade. O indivíduo conforma-se a um padrão por sua própria escolha e acha que está tomando uma decisão própria. Pode-se observar essa característica claramente no filme antes do Recebedor cruzar a fronteira da memória, pois a população é condicionada desde a infância a seguir as próprias regras e não possuir individualidades. Ninguém na sociedade possui um sobrenome, e no dia da Formatura, eles recebem suas atribuições,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com