TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DO DIREITO E DO ESTADO MODERNO

Por:   •  4/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CURSO DE GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E SOCIAL INSTITUTO DE ESTUDOS COMPARADOS EM ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS – InEAC DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA PÚBLICA

PROFESSOR: VLADIMIR DE CARVALHO LUZ

MONITORA: NINEVE BEATRICE BELANGIERI RODRIGUES

TEORIA DO DIREITO E DO ESTADO MODERNO I (2020.2)

ROTEIRO DE LEITURA DIRIGIDA “O PRÍNCIPE” (N. MAQUIAVEL)

Aluno: Arthur Queiroz Denozor

Matricula:220102092 

  1. Qual a relação deste texto com o contexto político vivido por Maquiavel? (Pesquise livremente em fontes confiáveis). Neste item, destaque um excerto que revele claramente a conexão do texto com o contexto em que a obra foi escrita;

O livro Príncipe de Maquiavel, é escrito durante uma transição política em Florença na Itália entre a República Florentina e a volta da Monarquia dos Médice. Antes Maquiavel um defensor da República, mas após seu asilo ele escreve sua obra O Príncipe, assim defendendo a Monarquia.

“Não tratarei aqui das repúblicas porque, em outra ocasião, discorri longamente sobre o assunto. Ocupar-me-ei somente dos principados e, retomando o raciocínio anterior, discutirei de que forma podem ser governados e mantidos”

  1. Quais temas são recorrentes e relevantes no texto? Destes temas, quais permanecem "clássicos"?

No capítulo XIX Maquiavel diz que o Príncipe nunca deve atentar contra o patrimônio nem contra a honra dos homens de seu reino, assim eles viverão em harmonia e não atentarão contra o Príncipe. Assim o governante apresentando sua virtu e sua fortuna, para com a população.

Citado acima o direito a seu patrimônio, visando que cada indivíduo tem direito à propriedade privada sem intervenção de terceiros, é um dos temas mais recorrentes na história.

  1. Destaque 3 capítulos que apresentam temas e questões centrais que ressoam até hoje no campo político. Justifique a escolha dos capítulos.

Dois dos três mais marcantes, pode-se destacar os capítulos XVIII e       XXVI, onde apresentam como um príncipe deve agir frente a questões, de   como se governar, sua percepção para o povo, o poder de honrara sua   palavra, a escolha de seus ministros etc.

Apesar de hoje em dia, sistemas políticos como a monarquia estão em decadência, muitos dos temas presentes em tais capítulos servem de espelho para formas de governo atuais como a república e o parlamentarismo. No decorrer do livro fica evidente que seu tema principal é a governabilidade, citando maneiras de consegui-las e tendo a aprovação da população, nem sempre de maneiras democráticas ou pacificas. “Melhor ser temido do que amado”.

No capítulo IX, destaca-se a frase, “ Quem se torne príncipe pelo favor dos grandes, contra o povo, deve antes de mais nada procurar ganhar este para si. ” O trecho cita elementos que podem ser considerados atuais, de como o jogo político funciona, muitos políticos são financiados e servem a pessoas com grandes fortunas, defendendo seus interesses. Em suma, necessitam do povo para serem eleitos, muitas vezes fazendo falsas promessas.

  1. As ideias do autor em relação ao comportamento do bom governante, para você, é: amoral, moral ou imoral? Justifique. Destaque um excerto que justifica sua resposta.

“O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem os distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo. ” Neste trecho o autor, em relação ao comportamento do governante tem um ideal imoral em meu ver, usando da violência, a crueldade para manter o povo leal e unido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com