TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação – Teoria Do Estado Moderno

Por:   •  30/10/2023  •  Abstract  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 2

AVALIAÇÃO – TEORIA DO ESTADO MODERNO

    Tanto Hobbes quanto Locke, acreditam e argumentam a favor da existência de uma aceitação dos indivíduos na realização de um Contrato Social para a criação do Estado na Sociedade, superando assim, o conhecido ESTADO DE NATUREZA.

    Hobbes vê o Poder Soberano de forma absoluta, o filósofo defende a tese de que o homem, em seu estado de natureza, está em igualdade com os outros homens, e todos estão na ausência de um Estado maior que preserve a segurança social e a civilização dos indivíduos. Hobbes explica que tal tensão apresentada pela vivência do homem em seu estado de natureza só seria superada por meio de um Contrato Social. A defesa de Hobbes é o Estado como uma autoridade única, desfrutando da função de impedir a natureza humana, permitindo assim, a coexistência entre os indivíduos dentro da sociedade. Hobbes tem uma visão pessimista do homem em seu estado de natureza, a partir disso, o filósofo cita uma de suas frases mais conhecidas, dizendo que ´´O Homem é o Lobo do Homem``, apontando que o próprio indivíduo se prejudica em seu estado natural.

     Locke, ao contrário de Hobbes, defende uma perspectiva política Liberal, ele enxerga o homem em seu estado de natureza com certa neutralidade, não o vê mau como Hobbes e não o vê bom como Rousseau, apenas neutro. Locke defende a liberdade do indivíduo no Contrato Social, assim como no seu estado de natureza, e também aponta a igualdade em todos eles. A partir disso, surge a visão de Locke perante o Contrato Social, em que o homem dentro do Poder do Estado teria Liberdade, igualdade e Propriedade. Locke usa a Propriedade com o intuito de tornar o homem proprietário de algo, desde a propriedade do seu corpo até a sua função de trabalho dentro da sociedade. Segundo Locke “O homem nasceu, como já foi provado, com direito à liberdade perfeita em pleno gozo de todos os direitos e privilégios da lei na natureza”. O filósofo defende a exigência dos indivíduos para com os seus direitos dentro do Estado, visando também o Poder delegado pelos indivíduos e se comprometendo com os seus; o que deu espaço para a Democracia.

Nome: Pedro A. J. P. Borges

Professor: Karina L. P. Mariano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com